top of page

JOVET 2018

Em setembro de 2018 aconteceu a XIX JOVET – Jornada da Veterinária na FMU, no dia 22 aconteceram os módulos práticos, o de medicina no coletivo e de 24 a 28 os teóricos.

Programação Jovet 2018

Organizada pelo Centro Acadêmico BODE LÔKO IX de Setembro, pelos alunos e docentes, com muitos módulos abrangendo diversos assuntos de interesse na Medicina Veterinária com módulos de manhã, tarde e noite.


Teca Mello que é membra Falcoeiras BR, ANF e ABFPAR e era da coordenação dos grupos de estudo GEAS UNIFMU, GECCEQUI, (hoje passou a conselheira de ambos), mais uma vez participou de uma JOVET, no início de 2018 foi promovida a Diretora do Científico do Centro Acadêmico fazendo a organização geral da XIX JOVET: da escolha de datas, cronograma, divisão de horários, pessoal para as equipes de apoio, os módulos que teriam e seus coordenadores e secretários, foi sua despedida da graduação com essa grande responsabilidade, já que o evento tem grande visibilidade dentro e fora da instituição e circulação de cerca de 1500 pessoas entre ouvintes, professores, palestrantes, residentes, funcionários, patrocinadores, ela pode contar com a ajuda principalmente de Manuella Bueno Ferreira secretária do científico e do restante do pessoal do centro acadêmico.


Além dessa parte de organização geral, Teca novamente coordenou o módulo de Silvestres, ela contou com a ajuda de duas outras alunas como secretárias Larissa Câmara e Bianca Brito e das professoras como coordenadoras docentes: Fabíola Setim Prioste, que após agosto não mais fez parte dos docentes da FMU, mas continuou de longe ajudando sempre, das professoras Yamê Davies e Débora Galdino. O módulo de silvestres esse ano aconteceu no período da tarde das 13h00min às 17h00min com coffee break às 14h45min até 15h15min.

Buscando como sempre fazer um equilíbrio entre os temas das palestras, sobre aves, sobre mamíferos, sobre repteis, sobre clínica, manejo de fauna nos zoológicos e casos clínicos sem repetir temas de outros anos anteriores e principalmente procurando atingir a pesquisa de temas que foi realizada antes da JOVET com os alunos. Buscamos trazer palestrantes renomados, autores de livros de referência, publicações e com reconhecimento inclusive internacional para dividir suas experiências e conhecimentos aos alunos ouvintes. Este ano trouxemos uma novidade que foi uma mesa redonda abrangendo a importância dos Zoológicos na atualidade e o lado do bem estar animal e ativismo, com profissionais renomados como a Bióloga Cecília Pessuti responsável pelo zoológico de Sorocaba, da Bióloga Ana Carolina Dalla Vecchia da Secretaria do meio ambiente, da Médica veterinária Haiuly Viana pelo lado dos ativistas, o Prof. Dr Marco Aurélio Gattamorta como mediador e a participação especial da M.V. Claudia Igayara do Zoo de Guarulhos. Com equilíbrio, muita coerência, com explicações científicas e sem sensacionalismo chegou-se a muitas conclusões e a principal é que os Zoológicos tem sim sua função na preservação das espécies e acolhimento de animais provenientes de circos, tráfico de animais, acidentes, na reabilitação de espécies e que a sociedade e profissionais precisam trabalhar em conjunto fiscalizando e buscando sempre o melhor para os animais e seu bem estar.


Fonte: Arquivo pessoal, da esq. para dir. Marco, Ana Carolina, Haiuly, Teca, Yamê, Cecília e Claudia.

CRONOGRAMA MÓDULO SILVESTRES 2018.

Sobre aves:

Na segunda feira dia 24/09/2018 a palestra foi com o renomado Médico Veterinário André Grespan, Mestre em Epidemiologia Experimental aplicada em Zoonoses, um dos autores do livro Tratado de Selvagens e outros artigos e publicações, com ampla experiência na área terapêutica veterinária, com ênfase em clínica e cirurgia de animais silvestres, ele trabalhou como médico veterinário no Zoológico de Pomerode - Fundação Hermann Weege e na Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Atualmente é médico veterinário proprietário da Clínica Veterinária Wildvet especializada em atendimento de animais silvestres, fundada em 2003. O tema de sua palestra foi: “Neonatologia em Psitacídeos”, mas ele abrangeu cuidados neonatais para todas as aves, falando de incubação, alimentação, manejo inclusive rapinantes.

Fonte: Arquivo pessoal: Teca Mello e o M.V. André Grespan


Na sexta feira dia 28/09/2018 novamente a Gestora Ambiental Alessandra Oliveto pode comparecer em nossa jornada acadêmica, ela é Falcoeira, criadora do grupo Falcoeiras BR, sócia fundadora e membra ANF, Presidente do Grupo Internacional WWG, Board member IAF, sócia ABFPAR, idealizadora dos projetos ResponsAves e co idealizadora do Projeto Aleto junto com Dorival Lima, após uma longa temporada na Inglaterra acompanhando a criação e falcoaria por lá, ela pode dividir conosco suas experiências dentro dos Criadores Internacionais. Alessandra, que foi nossa convidada ano passado nos brindou esse ano com sua presença e conhecimento, o tema dessa vez foi: “Vivencias nos criadouros no exterior: Inseminação, manejo de filhotes e preparo das aves para temporada”.


Fonte: Arquivo pessoal: Alessandra Oliveto palestrando em sala lotada.



Notas de Teca Mello:


Essa foi minha última JOVET, em cinco anos de graduação pude ajudar na organização de cinco jornadas acadêmicas e palestras gerais dos grupos de estudo, como membra do centro acadêmico Bode Lôko, secretária e depois diretora do científico. Essa foi a minha despedida com chave de ouro na minha graduação, podendo trazer aos alunos muito conhecimento nas mais diversas áreas da medicina veterinária e principalmente em animais silvestres. Quem sabe no futuro próximo eu esteja novamente em uma JOVET, mas dessa vez como palestrante ou coordenadora docente, o futuro dentro da medicina veterinária e das aves de rapina me aguarda.


Meus sinceros agradecimentos à galera do Centro Acadêmico Bode Lôko, a cada coordenador docente de módulo, aos coordenadores discentes e respectivos secretários, a toda equipe operacional da JOVET, aos nosso patrocinadores, nossa Coordenadora de curso Ana Claudia Balda, aos palestrantes de todos os módulos, principalmente aos do módulo de silvestres que se disponibilizaram a dividir o conhecimento conosco.


E meus profundos agradecimentos a você Alessandra Oliveto que em 2015 acreditou em mim, me convidou a fazer parte desse grupo tão especial chamado Falcoeiras BR e até hoje me apoia e me incentiva. Brilhos !!!



Ohana <3 Namaste


Teca Mello


Recent Posts
bottom of page