A feminine look by the keen eyes of the birds of prey. (A.O)
Pitchulinha (F. femoralis) da Falcoeira Mariana Fernanda capturando no Controle de Aves Nocivas no Aeroporto do RJ (Empresa CEPAR). Foto: Fernando Icaro
Falcoaria
Ciência que utiliza técnicas para adestramento de aves de rapina com a finalidade de captura de presas; considerada por muitos uma forma de arte devido ao seu alto grau de sensibilidade e dedicação exigidos para sua prática.
Um problema significativo com a história registrada é que a história só pode ser gravada onde existem registros. Estamos certos de que a origem da falcoaria vai muito mais longe do que as origens da escrita, pois os primeiros registros escritos encontrados descrevem uma falcoaria altamente organizada e técnica que deve ter levado muitas centenas, senão milhares de anos para evoluir para esse nÃvel de sofisticação.
Falcoaria feminina no Brasil e no Mundo
Por ser uma arte de extrema sensibilidade e dedicação as mulheres não poderiam ficar de fora. Pensando nisso a IAF (International Association of Falconry) criou um grupo de estudos feminino. A missão do Grupo de Mulheres da IAF (WWG) é trabalhar para ajudar mulheres do mundo, por meio da educação e orientação à medida que tentam praticar a falcoaria de sua forma tradicional. E assim documentar e preservar a história geral da arte, bem como o papel da mulher dentro dela.
Foto: Woman Working Group - IAF (International Association Falconry)
Em março de 2015, no Brasil, foi criado o primeiro grupo feminino de Falcoaria denominado Falcoeiras-Br. O intuito do Falcoeiras-Br e difundir a Falcoaria feminina no Brasil, ajudar, agrupar e fortalecer as mulheres que praticam a arte da Falcoaria, aspirantes a Falcoeiras e amantes das aves de rapina.
Nosso grupo conta com um corpo multidisciplinar de Falcoeiras, Biólogas, Médicas Veterinárias, Advogadas, Reabilitadoras, Educadoras Ambientais e todas com o mesmo objetivo a Falcoaria e usar suas técnicas em beneficio das aves de rapina, seja de cativeiro ou selvagens.
Logo criada pelo Falcoeiro Dorival Lima.
No ano de 2014 a Falcoeira Alessandra Oliveto ganhou a II Competição do Brasil de Falcoaria com seu gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) de nome Tanatus. A competição faz parte do Encontro Nordeste de Falcoaria e visa avaliar as aves usadas em Controle de Fauna e as aves em reabilitação (essas para possivel reintrodução em seu habitat natural).
No ano de 2015 Alessandra também pontuou nas competições do III ENF, ficando em terceiro lugar baixo voo com o gavião-asa-de-telha Tanatus e em segundo lugar na competição de lure-fly com Ali (F. femoralis). Participou também desta competição a nossa integrante Ively Maluna com seu P. unicinctus Osco.
Temos em nosso site uma sessão na aba publicações que se chama Falcohistoria, pois o Falcoeiras BR está buscando em todo o Brasil as mulheres que praticam e já praticaram falcoaria. Cada vez que descobrimos uma nova mulher praticante antiga da falcoaria solicitamos a mesma uma entrevista ou um texto de onde? quando? e por que ?
Esperamos assim fazer um paralelo da Falcoaria feminina brasileira com a falcoaria feminina mundial. Ajudando assim a manter a cultura viva no mundo feminino
​
Falcoeiras BR