top of page

O fundador da Peregrine Fund, Tom Cade, morre aos 91 anos

Publicados 6 de fevereiro de 2019 - Original texto em ingles: https://www.birdwatchingdaily.com/news/conservation/peregrine-fund-founder-tom-cade-dies-at-91/?fbclid=IwAR2dKnU-xZmpe_crYGgiPuO2orwGqCr0D4tdr45QnKa2ETOOaWyKt16AlhY

Tom Cade com Percy, um falcão peregrino, apresentado no documentário “Return of the Peregrine”. Cortesia: The Peregrine Fund

Tom Cade, o presidente e fundador do The Peregrine Fund e líder global na comunidade de conservação de aves, morreu hoje. Ele tinha 91 anos. O Fundo Peregrino emitiu a seguinte declaração sobre sua morte.


Em um dia de primavera em 1980, o Dr. Tom Cade subiu em um ninho de falcão peregrino no topo de uma torre de lançamento no Brigantine National Wildlife Refuge, em Nova Jersey. Apenas dois anos antes, a equipe de biólogos e falcoeiros de Tom havia criado, criado e liberado o par de falcões que agora criava sua própria família nessa torre. Essas duas aves faziam parte de um programa nacional de recuperação da espécie.


As populações de falcão-peregrino declinaram drasticamente nas décadas de 50 e 60 devido ao uso disseminado do DDT - um pesticida que interferia no metabolismo do cálcio e fazia com que as aves depositassem ovos de casca muito fina que quebrariam durante a incubação. Em 1970, os falcões peregrinos estavam extintos no leste dos Estados Unidos e estima-se que menos de 40 pares permanecessem no oeste. O Dr. Cade, um ornitólogo e falcoeiro de longa data, estava bem ciente desse declínio e trabalhou com outros em todo o país para proibir o uso de DDT e desenvolver um plano de recuperação para o animal mais rápido da nação.


Tom marcou um dos momentos de maior orgulho de sua carreira no topo daquela torre na primavera de 1980. Foi quando ele descobriu três filhotes jovens - alguns dos primeiros filhotes de peregrinos produzidos na natureza no leste da América do Norte desde os anos 1950. Olhando para o passado, Tom lembrou: "Eu entendi que a recuperação do Peregrino seria um fato consumado em poucos anos."


Ele estava certo. Em agosto de 1999, Tom estava no palco com o então Secretário do Interior Bruce Babbitt para declarar oficialmente que o falcão peregrino foi recuperado na América do Norte e removido da Lista de Espécies Ameaçadas. Até hoje, é considerado uma das maiores histórias de sucesso de conservação de todos os tempos - Tom se referia a ele como um esforço de “trabalho em equipe e tenacidade”.


O Dr. Cade tem um falcão-gerifalte. Foto de Kate Davis

Ao salvar o peregrino, Tom co-fundou uma organização de conservação sem fins lucrativos para gerenciar com eficácia o apoio financeiro oferecido pelo público. Chamado de Fundo Peregrino, essa organização cresceu e se tornou muito mais do que ele originalmente imaginou, e nas últimas cinco décadas trabalhou com mais de 100 espécies em 65 países do mundo. Muitas espécies, como o Kestrel das Ilhas Maurícias, o Falcão do Norte Aplomado, várias espécies de abutres asiáticos, o Condor da Califórnia, entre outras, prosperam hoje devido ao trabalho que o Peregrine Fund e os seus muitos parceiros assumiram.


Dr. Tom Cade faleceu hoje aos 91 anos.

"O mundo da conservação da vida selvagem perdeu um pioneiro e campeão hoje", disse o Presidente e CEO da The Peregrine Fund, Dr. Rick Watson. “Tom lutou por peregrinos e soluções práticas de conservação e orientou gerações de indivíduos apaixonados. Seu alcance se estendeu ao redor do mundo para inspirar pesquisa e conservação de aves de rapina em praticamente todos os continentes e em nome de centenas de espécies. ”


“Enquanto estamos arrasados ​​com o seu falecimento, somos elevados sabendo que seu legado vive nesta organização e entre seus muitos alunos, amigos, seguidores e apoiadores. Somos gratos por Tom continuar a viajar, escrever, praticar a falcoaria e visitar a equipe até seus últimos dias. Seu conselho, convicção e presença gentil farão muita falta ”.


"Nossos pensamentos são com a esposa de Tom e seu parceiro dedicado, Renetta, e seus filhos e netos neste momento de perda."


Desde sua primeira pesquisa ornitológica da Ilha de São Lourenço, no Mar de Bering, em 1950, a paixão de Tom pela história natural e sua carreira profissional durou quase setenta anos. Envolveu o ensino na Universidade de Syracuse e Cornell Lab de Ornitologia em Nova York, pesquisa de pós-doutorado em aves do deserto e aves de rapina no sul da África, iniciando o programa de reprodução de peregrinos na Universidade de Cornell, co-fundando e liderando o Fundo Peregrino e pesquisando criticamente Kestrel de Maurícia em vias de extinção.


A diretoria e a equipe do The Peregrine Fund lamentam a perda de seu co-fundador e mentor, um dos conservacionistas mais visionários do mundo e cientistas amplamente respeitados, o professor Tom Cade.

Recent Posts
bottom of page