top of page

Olhos de águia!

Alguém já te chamou de olhos de águia? Em relação aos seres humanos, as águias carecas têm olhos maiores e mais nítidos que vêem mais, coletam mais detalhes e produzem visão estereoscópica para melhorar a percepção de profundidade.


A acuidade visual da águia-careca começa com o tamanho e forma de seu olho. Os olhos um tanto tubulares das águias ocupam mais de 50% do volume de seu crânio, em comparação com menos de 5% nos tipos humanos de olhos esféricos. Ele pode ajustar voluntariamente a curvatura de sua grande córnea e lente (estamos restritos a ajustes involuntários de nossas lentes relativamente pequenas), o que lhe permite mudar rapidamente o foco e aumentar o tamanho das imagens refletidas em sua retina. Seu sistema de duas lentes funciona de forma muito semelhante a um par de binóculos, deixando-o ver objetos pequenos em grande detalhe a uma distância e mudar o foco rapidamente quando ele voa - extremamente importante ao procurar esquilos, evitando membros de árvores e bloqueando garras com outras águias !


Olho de águia versus olho humano.

As diferenças não param por aí. Nossas retinas morreriam sem vasos sanguíneos, que fornecem oxigênio, mas também espalham luz e causam manchas ou sombras cegas, uma vez que a luz não se reflete através delas. Mas as retinas deles não têm vasos sanguíneos! Uma estrutura plissada chamada pécten* fornece oxigênio aos olhos da ave, evitando a dispersão de luz e os pontos cegos relacionados com os vasos sanguíneos e deixando mais espaço para embalar em hastes sensíveis à luz e cones sensíveis a cores. Em suma, a falta de vasos sanguíneos retinados da ave aumenta sua acuidade visual e capacidade de resolver detalhes. Imagens grandes e nítidas são refletidas através da córnea e da lente em um campo muito mais denso e mais claro de fotossensores do que as nossas retinas. Quanto mais denso? De acordo com Keith Bildstein, a densidade do cone de aves de rapina é aproximadamente 5 vezes maior do que a dos seres humanos. A ave de rapina vê mais longe do que nós, se concentra melhor do que podemos, e coleta mais informações visuais sobre o mundo ao seu redor com suas retinas HD!


Ainda não há acuidade visual suficiente para você? A ave de rapina tem duas fossas** profundas em comparação com nossa única rasa. Suas fossas centrais mais densas e profundas funcionam em visão monocular, enquanto suas fossas temporais voltadas para o frente funcionam em visão binocular. Uma trinche densamente cone - Helen McDonald refere-se a ela como uma espécie de terceira fossa manchada - conecta as fossas centrais e temporais da ave, o que o ajuda a rastrear objetos em movimento quando ele muda de um modo de visão para o outro e permite que ele examine o horizonte sem mover a cabeça. Ele também pode fundir imagens de ambas as fossas para produzir uma imagem estereoscópica de realidade virtual, o que melhora a percepção de profundidade e a capacidade de bloquear objetos. Quando a ave bate sua cabeça de lado e olha para o céu com um olho, ele está usando sua visão monocular e suas fossas centrais para procurar movimento. Quando ele olha para a frente com atenção, ele está usando sua visão binocular e suas fossas temporais para trazer o que ele está olhando para o foco nítido. Cuidado com esses comportamentos no ninho!

Para criar uma imagem estereoscópica de 3-Dish, Atravesse os olhos até formar uma terceira imagem entre a imagem esquerda e a direita.

[if !supportLineBreakNewLine]

Então, dado que o sistema visual do pai combina detectores de imagens, dispositivos de rastreamento, binóculos, câmeras de alta definição e fones de ouvido de realidade virtual, até onde ele pode ver? As contas diferem, mas nós observamos o Sr. North responder a um esquilo no seu ninho de 550 a 600 pés de distância, sem nenhum problema, e vimos as águias em ambos os ninhos responderem aos intrusos de ninho muito antes de entrarem em nossa visão. Fontes sugerem que águias carecas podem resolver:

  • Um inseto de 2 milímetros a partir de 18 metros

  • Um rato a partir de 446 pés de distância

  • Uma formiga do topo de um prédio de dez andares

  • Os rostos dos jogadores de basquete da parte de trás de uma grande arena

  • Um coelho de mais de três milhas de distância

Como se isso não bastasse, a ave de rapina também vê mais cores do que nós! Além de perceber vermelho, verde e azul, um quarto cone permite que ele veja o espectro ultravioleta. As gotas de óleo em cada cone selecionam seletivamente certas cores, dando a ave uma maior sensibilidade a diferentes tons de cor e permitindo que ele veja a luz polarizada. Essas adaptações permitem que ele veja as trilhas de urina ou a presa, a sinal de saúde da presa e possa ajudá-lo a navegar também.


Helen McDonald afirma que o Dr. Andy Bennett, pesquisador no campo da visão aviária, considera a diferença entre visão humana e visão de pássaro como a da televisão a preto e branco e a cores. Os olhos de águia-careca vêem um mundo que é mais brilhante, mais nítido, mais colorido e muito mais detalhado que o nosso. Eu queria poder ver como eles fizeram!

Você sabia?

Águias carecas têm três pálpebras! Sua membrana nictitante limpa ajuda a manter seus olhos livres de detritos enquanto estão voando. Uma glândula especializada associada à membrana produz um anticorpo (lisozima) que ajuda a manter suas lentes livres de infecção.


Apesar dessas vantagens, as águias carecas têm uma grande desvantagem - um ponto cego diretamente na frente deles. Não consegui encontrar informações sobre o tamanho do local, mas provavelmente aumentou suas sobrancelhas e bicos grandes relativamente proeminentes. Nós os vimos bater uns nos outros - e no caso de nossa ave em estudo, o tronco da árvore! - e isso também pode ser outra razão pela qual o trauma baseado em colisão é a principal causa de morte para as águias carecas e douradas.


Não podemos ver estereoscopicamente como águias carecas, a menos que nos enganemos nos olhos! Você pode aprender mais sobre estereoscópios aqui, ou confira um vídeo de imagens aqui !


Coisas que me ajudaram a aprender e escrever sobre este tópico Se você tem um amante de pássaros em sua vida, eu recomendo os dois melhores livros

Nota: A imagem do olho da águia que eu usei pode ser encontrada em vários sites, incluindo learner.org. No entanto, parece um pouco mais como uma coruja para mim. Dito isso, eu não sou um especialista e águias e corujas têm olhos bastante semelhantes, então eu decidi usá-lo.


Texto original: raptorresource.blogspot.com.br/2017/11/eagle-eyes.html


Dicionario:


* O pécten ocular (latim: pecten oculi) é uma estrutura de vasos sanguíneos pertencente ao coroide que se observa nos olhos das aves, com forma semelhante a um pente. É uma estrutura pigmentada não sensorial que se projeta no corpo vítreo a partir do ponto onde o nervo ótico entra no globo ocular.[1] Acredita-se que o pécten seja responsável pela nutrição da retina e pelo controlo do pH do corpo vítreo.[2]


** Fossa - um pequeno poço ou depressão em um osso ou outra estrutura.


[endif]

Recent Posts
bottom of page