ENCONTRO DE FALCOARIA - ENF 2016
O ENF - Encontro Nordeste de Falcoaria foi realizado pela ANF (Associação Brasileira de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina) no feriado de 23 a 26 de junho de 2016.
O Encontro foi um evento que reuniu falcoeiros de todo o Brasil e vem ganhando novos adeptos a cada edição. Assim como novos patrocinadores e apoiadores.
O QUE ESPERAR DO ENCONTRO DE FALCOARIA
A cada nova edição os Encontros de Falcoaria realizados pelas Associações e clubes se empenham para melhorar a qualidade dos campos, Pplestras e local do evento (hotel), isso faz com que cada evento melhore significativamente em relação ao anterior.
O Encontro conta com muita interação dos participantes, os sócios e não-sócios atuam nas mais diversas áreas e alguns tem grande know-how. Eventos como esses difundem a arte da falcoaria e agregam conhecimento a todos.
Não pense vocês que somente os mais "experientes" podem dividir conhecimentos, muitos deles também aprendem e assistem as palestras para adquirir mais bagagem a respeito do que não dominam totalmente.
As saídas a campo promovidas pelo ENF sempre são muito divertidas e prazerosas para os praticantes da arte, belos voos, belas manobras e muita interação entre " " as aves e os participantes que se ajudam o tempo todo no campo. Contamos nessa saída a campo com cerca de 10 aves entre fêmeas e machos.
O show em campo nesta edição ficou mais uma vez por conta da AVALIAÇÃO DAS AVES DE RAPINA DE CONTROLE E REABILITAÇÃO (Competição para gaviões e Lure-fly para falcões) este é um capítulo a parte a qual dissertaremos a seguir.
As meninas que participaram da Competição
Os melhores momentos sempre são dos participantes a interação e descontração de todos. Como é comum nos ENF´s uma festa a parte sempre é feita pelos por eles. As conversas muitas vezes para tratar de assuntos sérios teve leveza e descontração, mas sem esquecer da seriedade do que era debatido.
Este ano tivemos três inovações no ENF:
1-) a apresentação de um Artigo ou trabalho. A ANF com isso quer promover o conhecimento, despertar novos interesses e buscar fornecer trabalhos de qualidade a respeito da Falcoaria e das aves de rapina.
2-) A coleta de material para realização de exames em todas as aves que estavam presentes. Foi coletada: fezes, sangue e feito suab nas partes onde o pesquisador Nailson Jr achou necessário junto de sua parceira de pesquisa Ilda Mayara.
Ilda Mayara mostrando a coleta de sangue
3-) É o troféu denominado “Jegue de ouro” para quem fizesse a maior bizarrice. Era contabilizado cada ponto e sempre era dado um grito avisando aos outros participantes de que tinha acontecido uma “jeguice”. Ok, daremos exemplos: Cair do nada, quebrar coisas, fazer algo que não condiz com a realidade, fazer perguntas estranhas.
Não entenderam ainda? Só indo para ver quanta bizarrice sai em um Encontro com mais de 30 pessoas. Estávamos pedindo para o pessoal para parar de pontuar no Jegue de ouro, tava ficando difícil a contagem. Enfim, vamos ao que interessa. Quem levou o Primeiro troféu foi: Edmar Gama
PALESTRAS REALIZADAS NO ENCONTRO DA ANF
- Yin do Amansamento ao Vanellus (Dorival Lima)
- Sanidade em Aves de Rapina (Joacil Germano, Glenison Dias e Nailson Carvalho)
- Treinamento de F. sparverius (Lucas Cabral)
ARTIGO
- Reabilitação de Morphus guianensis (Agustin Lopes)
COMPETIÇÃO
A “competição” é ferramenta utilizada pela Associação para congregar ainda mais os Falcoeiros presentes no Encontro. Este ano participou da competição cerca de 17 aves na modalidade gavião, sendo que 16 gaviões asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) e 1 gavião-carijó (Rupornis magnirostris) este Rupornis é de propriedade do Zoologico da Bica e para que ele estivesse no Encontro foi retirada toda a documentação necessária.
Os lances como sempre são de tirar o fôlego, a emoção dos participantes é medida pelos gritos que entoam fortemente cada batida de asa em busca do objetivo que nem sempre é alcançado. Na competição se presa a perseguição e a beleza do lance e não as capturas.
Este ano mais uma menina subiu ao podia junto de sua parceira de competição: Rayssa Rachel e Xena (P. unicinctus) que fez duas apresentações de perseguição e persistência.
A competição dos Falcões consiste no número de passadas que cada ave faz no lure-fly. Todos competem na mesma categoria e depende do treinador durante o ano a “musculação” de sua ave para que chegue com muita disposição na competição e muito felling para saber quando parar para que a ave não pouse.
Cenas que só podem ser vistas para quem está no campo, foram registradas pelos olhos de todos os participantes. Carcarás em perseguições incríveis e um lance natural a garça que iniciou com somente 1 Carcará e terminou com 3 aves jogando uma garça grande no chão. Os participantes viam de longe a cena e gritavam emocionados. Em breve o vídeo será disponibilizado.
Um casal de Falcão de coleira (F femoralis) veio dar as “boas vindas” aos participantes do Lure-fly e incomodaram um poucos os atletas de asa, mas depois ficaram somente sobrevoando e vendo o que acontecia.
Portanto, o Falcoeiras BR informa: Cenas como estas só são vistas no campo e a interação com Falcoeiros do Brasil e quiçá do mundo só são possíveis nos Encontros de Falcoaria. Não deixe de ir nos próximos.!
Classificação
Competição Gaviões:
1 Rayssa e Xena
2 Frederico e Amurabi
3 Arthur e Nizia
Competição Falcões:
1 Dorival e Capeste
2 Lucas e Empi
3 Dorival e Yin
Até o próximo evento!
Falcoeiras BR