{Resenha} The Harris`s Hawk Revolution
The Harris`s Hawk Revolution
The Harris`s Hawk Revolution
Jennifer and Tom Coulson
ISBN: 978-0-9858247-0-9
Tradutor: ainda não traduzido para o Português
Ano: 2012
Páginas: 661 paginas
Editora: Parabuteo Publishing, L.L.C.
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (★)
Uma das obras mais extensas e completas visando uma única espécie com a qual tive contato.
Devo começar ressaltando que, este livro é fruto de mais de 30 anos de experiência do casal Coulson (Jennifer e Tom) que começaram um programa de reprodução em cativeiro de Parabuteos unicinctus harrisi em 1981 tendo reproduzido centenas dessas aves e trabalhando com grande parte delas para selecionar matrizes com as características mais marcantes e desejadas por falcoeiros. Tenho o prazer de confirmar que cada capítulo transborda toda essa experiência. O livro, com uma narrativa progressiva, bem organizada e extremamente detalhista, é o reflexo brilhante de uma obra que foi refeita do zero quando o casal perdeu tudo, inclusive a primeira versão do livro para o furacão Katrina em 2005. Enquanto percebe-se a fidelidade de referências e embasamentos em textos no formato científico, a narrativa não se torna cansativa uma vez que, também toma rumos enriquecedores com relatos de casos e experiências pessoais do casal.
A espécie é conhecida no Brasil como gavião-asa- de-telha mas tratarei no texto pelo nome norte americano gavião Harris (Harris Hawk) para diferenciar as subespécies norte americana da sul americana Parabuteo unicinctus unicinctus.
O livro começa elucidando a revolução que essa espécie causou no mundo da falcoaria. Segue com uma revisão de história natural, ecologia e estado de conservação dessas magníficas aves sociais que conquistaram o mundo da falcoaria pelo seu temperamento, inteligência, adaptabilidade e comportamento social. Ocupando assim, rapidamente, o mundo da falcoaria no cenário mundial. Os relatos, observações e compilação de estudos sobre ecologia dessa espécie é amplamente rico, abordando dieta, comportamento e interações dos grupos familiares, parasitas comumente encontrados em Gavião Harris de vida livre, muda e etc.
Aborda inclusive nossa subespécie sul-americana, que é reconhecidamente pouco estudada, elucida também a distribuição nas américas das duas subespécies e suas diferenças em plumagens além de explicar o porquê da subespécie P. unicinctus superior não ser considerada um táxon diferente de P. unicinctus harrisi.
Posso afirmar com segurança que, esse vasto compilado em forma de revisão bibliográfica, enriquecida com os relatos e experiências pessoais, sobre o Gavião Harris é digno de se tornar principal referência bibliográfica para pesquisadores, falcoeiros e entusiastas que queiram se aprofundar sobre essa espécie.
Segue-se então detalhamentos dos cuidados ao criar e manter essa ave em cativeiro, saúde, manejo, recintos, equipamentos (com todos os detalhes) e relatos para exemplificar problemas em não atender adequadamente essas necessidades. Reprodução em cativeiro, esse capítulo é ilustrado com relatos nunca publicados sobre comportamento e interação social familiar, descrevendo poses e vocalizações e seus significados no desenvolvimento e educação social dos filhotes. Técnicas de treino e vícios e/ou mal hábitos e como consertá-los.
Técnicas de caça e presas em que eles são utilizados. Traz ainda relatos e instruções de utilização dessa ave com cães, cavalos e um capítulo inteiro dedicado a ferrets. Traz inclusive dados e técnicas em reprodução artificial.
O livro termina com as principais causas de mortalidade e necessidade de intervenções médicas observadas para a espécie para nortear cuidados preventivos. Conta com descritivo detalhado de tratamentos, medicações e instruções quanto ao que levar no campo para atender sua ave nos primeiros-socorros antes de se dirigir ao veterinário.
É uma leitura que faz você se apaixonar ainda mais pela espécie. O livro abre horizontes e traz uma visão aprofundada e explicativa que, muitas vezes, consegue pôr em palavras interações que nós não conseguimos explicar ao tratar nossas aves no dia-a- dia. Ressalto ainda que o leitor brasileiro de saber relevar e ponderar algumas características de treino relatadas no livro para essas aves. Vale lembrar que nos Estados Unidos a caça é controlada, porém permitida amplamente, o que proporciona um ritmo de vida muito diferente do que nós podemos proporcionar para as nossas aves.
CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO: VOCÊ SABIA?
Os Revisores do livro foram: Toby Bradshaw, Harry McElroy, Christie Riehl, Matthew Mullenix, David Bowman, e Harold Roberts.
Os Brasileiros Leo Fukui (Criador de Parabuteos, Sócio - Fundador ABFPAR e Falcoeiro), Fredy Pallinger (Falcoeiro e artista) e Alex Teixeira (Falcoeiro e artista) participaram do livro. Sim! Eles cederam um pouco do seu conhecimento e ajudaram com suas artes.
CAPÍTULOS
Capítulo 1 - Introdução a ave que revolucionou a falcoaria. A espécie causou um tremendo impacto sobre a falcoaria em todo o mundo, porque traz muitos recursos novos para o esporte. Eles discutem as adaptações que predispõe os Parabuteos à falcoaria e porque se tornou uma das aves de rapina mais populares. O primeiro deles é a natureza altamente social da espécie.
Capítulo 2 - é uma conto de espécies fornecendo um olhar em profundidade a história natural do gavião de Harris e toda a sua gama global. É o mais completo e atualizado. Embora a abordagem seja científica, há muitas passagens que são adaptadas especificamente para falcoeiros. Falcoeiros vão encontrar as seções sobre dieta e métodos de caça. Algumas das táticas de caça em grupo ajudam a explicar porque os gaviões de Harris fazem dinâmicas de caça ativas na falcoaria. Características sobre as diferentes subespécies e variações geográficas em tamanho.
Capítulos 3 e 4 - Resumo com riqueza de conhecimentos dos Coulson sobre o gerenciamento de gaviões de Harris em cativeiro: de criação básica, habitação e dieta para poleiros seguros e sistemas de amarração. Eles cuidaram de mais de 1000 gaviões de Harris e trabalharam ativamente com pelo menos 90. Fornecem padrões para poleiros, jesses, protetores de tarso, caixas de transporte, etc., bem como instruções para aproveitar um gavião para fins de telemetria.
Falcoeiros que voam qualquer espécie de gavião vão encontrar uma riqueza de informações valiosas sobre a caça nos capítulos 8 a 12.
Capítulo 9. Métodos e estratégias de caça: caça eficaz requer um pouco de reflexão. Este capítulo ensina o falcoeiro a planejar com antecedência. Todos os diferentes métodos de caça são cobertos, inclusive quando cada tipo é mais eficaz para a pedreira, condições de vento e local de caça.
Capítulos 10 e 11. Os dois capítulos dedicados as presas e fornecem informações sobre os hábitos de tipos de presas e espécies Com: jackrabbit antílope, lebres cauda branca, coelho escova, veados, chukar, galinholas e patos. Há também dicas úteis para incentivar os gaviões de Harris para caçar grande presas tais como coelhos e lebres.
Capítulo 12. Viagens de Falcoaria, as viagens são uma ótima maneira de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo que faz o gavião fique mais versátil. Eles fornecem conselhos sobre tudo enquanto na estrada, incluindo
controle de peso, pedir a permissão dos proprietários de terras, como encontrar bons campos.
QUER COMPRAR O LIVRO
Para saber mais sobre o livro: www.harrishawkrevolution.com
Link direto da compra: www.harrishawkrevolution.com/international-orders.php
Classificação dos Livros pelo Falcoeiras:
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ = Este livro foi muito ruim!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ = Este livro poderia ter sido melhor! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ = Este livro foi Razoável! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ = Este livro foi Bom! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ = Este livro foi Ótimo!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (★) = Este livro foi Favoritado!