Encontro de Falcoaria - Parte I
O Encontro Nacional de Falcoaria foi realizado pela ABFPAR (Associação Brasileira de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina) no feriado de 21 de abril e foi até o dia 24 de abril de 2016. O Encontro foi um evento que reuniu falcoeiros de todo o Brasil e vem ganhando novos adeptos a cada edição. Quem não se lembra dos antigos Encontros com no máximo 17 pessoas, mas isso está mudando e este Encontro contou com várias pessoas ligadas de alguma forma a Arte da Falcoaria ou as aves de rapina (conservação, educação ambiental, reabilitação, birdwacthing, criadores e outros)
Alguns dos participantes do Evento (Foto: Felipe Furtado - ABFPAR)
O QUE ESPERAR DO ENCONTRO DE FALCOARIA
A cada nova edição os Encontros de Falcoaria realizados pelas Associações e clubes se empenham para melhorar a qualidade dos Campos, Palestras e local do evento, isso faz com que cada evento melhore significativamente em relação ao anterior.
O Encontro conta com muita interação dos participantes, os sócios e não-sócios atuam nas mais diversas áreas e alguns tem grande know-how. Eventos como esses difundem a arte da falcoaria e agregam conhecimento a todos.
Não pense vocês que somente os mais "experientes" podem dividir conhecimentos, muitos deles também aprendem e assistem as palestras para adquirir mais bagagem a respeito do que não dominam totalmente.
As saídas de campo conta com muitos prós e contras sempre e muitos deles não podem ser previstos pela organização do Evento. As vezes a ave passa mal, o clima atrapalha, a companhia aérea barra o voo da ave ao local do evento (será um capitulo a parte), as aves estão retornando da muda ou pior entram na muda poucos meses antes do evento. O que não podemos deixar é de ter ave em campo, mesmo com todos os percalços.
O show em campo nesta edição ficou por conta das aves em treinamento ou recém voltando da muda. A falcoeira Mariana Fernanda levou Pitchulinha ou Picthu para os íntimos sua F. femoralis e realizou demonstração de campo no primeiro dia e no segundo uma bela desenvoltura no lure-fly. Pitchu está retornando da muda e em breve voltará a todo vapor para o trabalho de Controle de fauna nociva que realiza no Aeroporto do Galeão - RJ.
Contamos nesse evento com algumas aves que não fazem parte de nossa fauna, todas com as devidas licenças e documentação após a quarentena exigida por lei e foram atrações a parte. Todos queriam ver e conhecer especies tão icônicas na Falcoaria mundial.
Junior Abreu levou seus falcões-sacre (Falco cherrug) - uma especie de ave falconiforme da família Falconidae. Esta especie é muito difundida na falcoaria mundial, por ser utilizada pelos árabes para caça a ubara nos desertos.
Leo Fukui levou o famoso Açor Ibérico (Accipiter gentilis) - pertencente à família Accipitridae. Esta ave surpreende pela agilidade do seu voo poderoso até a presa.
Video cedido por Paulo Ricardo
Os melhores momentos ficaram por conta dos participantes e a interação de todos. Verdadeiras reuniões sem hora e local marcados foram realizadas entre uma atividade e outra nas áreas comuns do hotel. As conversas muitas vezes para tratar de assuntos sérios teve leveza e descontração, mas sem esquecer da seriedade do que era debatido. Vou deixar aqui um pouco dos assuntos debatidos para que você caro leitor tenha muita, mas muita vontade de participar dos próximos eventos de FALCOARIA do país.
Assuntos nas mesas redondas: Criadores, Aves para ser importadas, Competição de Falcoaria da ABFPAR, Treinamento de Femoralis, Manejo de Sacre e Açor, Reprodução de aves de rapina, controle de fauna entre outros.
PALESTRAS REALIZADAS NO ENCONTRO DA ABFPAR
- Panorama legal da caça no Brasil (Bruno Silveira)
- Identificação e comportamento de aves de rapina (Fredy Pallinger) - Prestação de serviços com falcoaria (Gustavo Trainini)
- Avaliando a saúde de um rapinante recém adquirido (Jefferson Pires)
- Rotina veterinária na prática da Falcoaria (Rafael Nudelman)
- Treinamento de F. femoralis (Juscelino Luis)
Durante o Ano são realizados vários Encontros promovidos pelas Associações ANF, ABFPAR e as outras Associações e grupos de falcoaria. Não deixe de participar, a internet nunca vai substituir o olho no olho e a troca de informações realizadas na prática nesses eventos.
ALGUNS RELATOS DE QUEM ESTA SEMPRE NOS ENCONTROS:
"Participar de um Encontro de Falcoaria como esse é uma experiência que todos deveriam passar. A troca de informações e experiências você jamais achará escrito em um livro, é algo que precisa ser vivenciado." (Samuel Honda, Falcoaria on-line)
"Para mim a importância do Encontro está não só naquilo que aprendemos mais também no fato de, vivermos a falcoaria nestes dias, afinal somos todos apaixonados convivendo com outros apaixonados também, isso marca não só nossas memorias mais também nossos corações de modo que jamais esqueceremos desta arte." (GAM MOTA, Falcoeiro)
"O comparecer no Encontro Nacional de Falcoaria é um dos maiores comprometimento que o Falcoeiro pode ter para com a arte, pois no encontro ele divide o seu conhecimento e agrega novos valores." (João Paulo, Presidente ABFPAR)
"O Encontro foi show, importante espaço para troca de experiências entre falcoeiros mais antigos e mais novos. Que eventos como esse continuem a acontecer, imprescindíveis para a integração e para a evolução da falcoaria Brasileira." (Gustavo Trainini, Hayabusa)
"Espero que possamos ter mais Encontros como esse, que demonstraram com maestria que a nobre arte da falcoaria constitui uma irmandade. Parabéns à ABFPAR pelo evento maravilhoso" (Laura - Hayabusa)
" Esse encontro foi uma grande oportunidade para todos aprenderem de tudo." (Gustavo Trainini II, Hayabusa)
"O Encontro para mim foi super importante. Pude conhecer pessoas com bastante experiencia e aprender coisas novas, além de me fazer amar ainda mais essa arte que é a falcoaria e ter a certeza de que quero continuar me empenhando para me tornar uma falcoeira. (Rarislayne De Souza, CEPAR )
"O Encontro levou a palavra DIVISÃO! Divisão de conhecimentos, experiencias e contribuições, onde ninguém foi melhor que ninguém, mas todos puderam contribuir para a Falcoaria Brasileira." (Felipe Schoenmaker - ENFALCO)
"Ir ao Encontro Nacional de Falcoaria é ter o prazer de assistir de camarote a linha do tempo da nossa arte em território brasileiro. Passado, presente e futuro (representando pelos interessados e aprendizes) se reúnem nesta grande festa para a nossa Falcoaria crescer cada vez mais." (Bruno Silveira, Diretor ABFPAR)
"Os Encontros de Falcoaria são uma ferramenta importante para o aprendizado independente em qual nível você se encontra. A troca de informações e os debates trazem consigo uma carga muito grande de conhecimento. Uma vez que você participe destes debates nos Encontros sua mente será ampliada por novas ideias e nunca mais voltará a seu tamanho original." (Alessandra Oliveto, Diretora ANF)
"Um excelente encontro de falcoaria te proporciona palestras com conteúdos interessantes, a honra de conhecer pessoas influentes no mundo da falcoaria e também o contato com as mais diversas aves de rapina. A troca de experiencias e os relatos vão ficar marcados na memoria pra sempre! Um encontro maravilhoso, onde conheci pessoas novas, conversei com os grandes da falcoaria e revi bons amigos, deixando agora boas lembranças, a saudade e a expectativa do próximo encontro!" (Jessica Tulio, Falcoeiras BR)
"Um encontro de falcoaria para mim é um dos raros momentos em que posso compartilhar a minha loucura pela falcoaria, em sua plenitude, com outros loucos que me entendem e apoiam. É uma troca constante de informações, opiniões e conhecimentos, na busca de constantemente aprimorarmos nosso trabalho com as aves de rapina. É trabalhar aivamente pela Falcoaria Brasileira." (Mariana Fernanda, CEPAR)
"Encontros como esse são superiores a qualquer fórum, com certeza, o virtual acaba estragando muitas trocas de informação. O olho no olho dá um equilíbrio uma margem de respeito mutuo." (Fredy Pallinger, falcoeiro e artista)
"Poder passar e receber informações a cerca da Falcoaria no Brasil, para mim, é o mair mérito deste Encontro." (Dorival Lima, Presidente ANF)