top of page

Falcoentrevista - Jennifer O. Coulson


Click English text

Jennifer Outlaw Coulson

Biologa e P.h.D em Ecologia evolucionaria por sua pesquisa sobre a ecologia populacional do gavião-tesoura. Jennifer tem vários artigos publicados que englobam as aves de rapina.

Presidente do Orleans Audubon Society,Mestre Falcoeira, Diretora do Raptor Research Foundation, editora do Jornal de ornitologia de Lousiana é também uma das escritoras do livro Harris Hawk Revolution.

Eles perderam quase tudo para o furacão Katrina, até os dados do seu livro, antes do lançamento.


Vamos ao que interessa. Tivemos o prazer de poder entrevistar Jen e ela mesmo muito ocupada nos cedeu um pouco do seu tempo.


Obrigada!!!



1- Você fez algum estudo sobre a cooperação entre os Harris (Gavião-asa-de-telha; Parabuteo unicinctus)? O que você descobriu?


Eu e meu marido, Tom, caçamos com os nossos Gaviões-asa-de-telha reproduzidos em cativeiro em grupo (normalmente 2 a 6 gaviões). Enquanto viajamos pelo país e caçamos diferentes espécies de coelhos em diferentes tipos de habitats, nós chegamos a conclusão que quando o habitat é desafiador (denso, espinhoso, cheio de refugios), precisávamos de um grupo maior de gaviões para obter sucesso. Quando a cobertura é baixa, o habitat não é desafiador para o gavião, e 1 ou 2 aves são suficiente para caçar e obter sucesso nas capturas dos coelhos. Isso levou-nos a pensar se os Harris podem experenciar os mesmos desafios, e se eles tendem a formar maiores grupos para aumentar o sucesso na caçada quando vivendo em habitats desafiadores.


Parabuteos caçando coelho

2 - Nós sabemos que o Harris é um mestre da caça e vive em sociedade hierárquica, como os lobos. Você tem alguma história fascinante que você observou sobre essa hierarquía?


Enquanto observava nossos gaviões reproduzidos em cativeiro durante a época do acasalamento, nós observamos muitos comportamentos parentais que são muito importantes no desenvolvimento e na manutenção da dominância hierárquica e unidade social. Por exemplo, os jovens as vezes lutam um contra o outro, e toda vez que fazem isso, os pais apartam a briga. Se dois filhotes estão brigando, um dos dois pais fará uma vocalização de alarme, as penas ficarão eriçadas e se moverá em direção a briga. Se os filhotes não recuarem imediatamente e pararem a briga, um ou dois pais vão forçar seu caminho entre os filhotes em o que chamamos de bloqueio corporal. Enquanto na posição de bloqueio corporal, um dos pais pode fazer a vocalização de alarme e encarar diretamente um dos filhotes, e possivelmente atacar com a pata aberta (dedos e garras extendidas). Os pais também irão colidir e derrubar filhotes do poleiro para interromper a luta, ou dominá-los para evitar que eles voltem a brigar. Se um filhote continue a tentar brigar, um dos pais pode persegui-lo pelo recinto, fazendo chamado de alarme, acertando-o com uma pata aberta, derrubando-o de poleiros, etc


3- Quantos Gaviões-asa-de-telha você treinou? Existe algum que você considere o melhor de todos e por que?

Nessa temporada eu cacei e capturei com 41 Harris (esse número não inclui os gaviões que o Tom caçou, apesar dos meus gaviões caçarem juntamente com os gaviões dele). Dez desses 41 eram aves treinadas por outros falcoeiros, as quais foram dadas para mim. Então eu treinei 31 Gaviões-asa-de-telha do princípio. Eu manejei ou manejei parcialmente mais de 100 Harris.


Eu fui sortuda que tive 5 Parabuteos excelentes: Sky, Ten, Lola, Hannibal e Tipitina, talvez nessa ordem, começando com o melhor. Eles são todos parentes. Meu melhor gavião de falcoaria foi o Sky. Eu tive que aposentar ela da falcoaria em Março de 2014 por causa de um machucado na asa que ocorreu enquanto caçava. Nessa temporada, tanto Tom e eu treinamos e caçamos cada um com filhotes dela. Sky foi minha melhor gavião por várias razões. Ela é o gavião mais inteligente que eu já treinei. Eu amava assistir ela solucionando problemas no campo, tudo a ver com capturar coelhos. Ela é o Harris mais aéreo que eu já cacei. Voar não exigia esforço para ela. Sky também tinha uma visão incrível e iria, continuamente, espionar e dar lances que nenhum outro gavião enxergou. Os outros gaviões do grupo aprenderam a segui-la e dependerem da sua visão superior. Sky sempre tinha uma aptidão para capturar coelhos em situações impossíveis também. Ela era definitivamente um gavião de pontuação alta quando se tratava de vestir a camisa de lance. Além de coelhos e lebres, ela também caçava patos e galeirões. Sky e eu também tinhamos uma relação muito especial ou próxima. Eu posso normalmente descobrir o que ela quer pela sua linguagem corporal, postura, olhar ou as vocalizaões que ela faz. Ela “fala comigo” ou faz o unh-unh-unh som de contato dos Gaviões-asa-de-telha toda vez que ela me vê.



SKY

4- Sabemos que você tem um casal de S. ornatus. Nós gostaríamos de saber se você já caçou com a espécie. Como ela caça?


Minha experiência no treinamento da espécie é extremamente limitada e envolve apenas um juvenil e um adulto. A frustração principal que tive com as duas aves (não eram parentes) era assustadora toda vez que uma ave grande voava por cima da minha cabeça. Louisiana é rica na avifauna, e gaviões, urubus, garças, cararás, biguás e outras aves grandes constantemente voando acima. Eu apenas voei o adulto com o fiadouro e lure (isca). Eu tentei caçar com o juvenil (uma fêmea que reproduzimos) em várias ocasiões, mas era frustrante porque assim que o coelho se escondia em um moita de grama, ela se desviava e voava pra longe como se o coelho tivesse sumido. Naquele ponto da minha vida, eu não tinha tempo que o treino dela para caça exigia, então a vendemos :(

Eu arrisco dizer que essa espécie requer muito tempo, paciência, atenção individual e repetição. Ela provavelmente se sai melhor em situações simples de caça, como voar a ave da luva em um campo aberto. Eu sei que parece contra-intuitivo para uma super-talentosa rapina florestal, mas eu acho que é assim que a espécie provavelmente teria mais sucesso para falcoaria. Eu sei de alguém que já capturou Lebres-da-califórnia (Lepus californicus) caçando com um dessa maneira (voando da luva em um campo aberto).



5- Nós gostaríamos de saber se você pode fazer uma analogia entre o Gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) e o Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) nos quesitos força, inteligência e caça?


Na minha humilde opinião, essas duas rapinas não tem muita coisa em comum, eles podem até estar em extremidades opostas do espectro em termos de inteligência. Eu tenho sido lembrada por Harry McElroy através do Noel e da Helen Snyder que humanos não deveriam julgar a inteligência dos animais usando sua própria taxa como referência. Spizaetus certamente possui toda a inteligência que ele precisa pra fazer o que ele faz. Tendo dito isso, eu defendo minha conjectura. Eu acho que inteligência as vezes evolui em situações sociais, as quais requerem cooperação, e os Gaviões-asa-de-telha são muito mais sociais do que o Gavião-de-penacho. Eu posso ao menos dizer com certeza que na falcoaria, o Harris é mais maleável, mais fácil de treinar, mais comportalmente adaptável, e mais cooperativo.


Eu observei que o Spizaetus ornatus tem uma incrível força ao agarrar. Eu imagino o que ele caça na natureza que exige tamanha força e poder? Eu sou impressionada com os talentos físicos dessa espécie, principalmente com a velocidade e agilidade do macho.


6- O casal de S. ornatus é um casal reprodutivo?


Não, eles não são. Infelizmente a femêa é imprint e o macho foi pego quando estava começando a empoleirar. Nós tentamos várias técnicas para gradualmente introduzir o macho e a fêmea um ao outro, mas toda vez que os colocávamos juntos, a fêmea atacava o macho. Nós estávamos com medo de que a fêmea matasse o macho, então os deixavamos em recintos de voo. Nós esperamos usar inseminação artificial, mas eu não obtive sucesso em extrair o semen do macho e ele não é um doador.

Nós tivemos um par que reproduziu com sucesso por duas vezes, produzindo um macho e uma fêmea. Infelizmente, o par morreu no final dos seus 30 anos, começo dos 40.


7. Você pode descrever um lance incrível com o seu Harris que você nunca conseguirá esquecer?


Em 2010, Tom e eu fizemos uma viagem de caça especial para Tucson, Arizona, para caçar uma espécie de lebre que é raramente capturada por aves de falcoeiros nos E.U.A., a Lebre-antílope (Lepus alleni, Antelope jackrabbit em inglês). É uma lebre grande, esguia, adaptada ao deserto, com pernas traseiras e orelhas compridas. Dois falcoeiros nos encontraram em Tucson para essa caçada, Toby Bradshaw de Seattle, Washington, e Bob Armbruster, de Acton, California. Nós conseguimos localizar muitoas Lebres-antílope. Estávamos caçando em locais onde Gaviões-asa-de-telha selvagens poderiam existir, então nossos gaviões nos seguiam voando para altos Cactus Saguaro (Carnegiea gigantea, do inglês Saguaro Cacti), o que era muito bonito de ver. Nossos gaviões capturaram lebres todos os dias durante a nossa viagem e foi realmente um prazer conhecer e entender essa estranha e elusiva presa.


Meu melhor gavião, Sky, foi um gavião importante para se ter nessas caçadas porque as lebres frequentemente corriam bem à nossa frente. Nós estavamos geralmente caçando em arbusto “Creosote” (Larrea tridentate) denso que ultrapassava nossas cabeças, então Sky era o melhor gavião para enxergar e seguir as lebres correndo à frente. Os outros gaviões rapidamente aprenderam a segui-la. Com esse tipo de caça, cooperação é muito importante para o sucesso. Várias vezes nós assistimos as aves seguindo a líder atrás da lebre. Se a líder tentasse capturar a presa e falhasse, o segundo da linha subia um pouco para conseguir melhor altura, achar a lebre e continuar a pressionando-a. Então o segundo na fila se movia para primeiro da fila, e quando ele investia e, se ele errasse, o terceiro da fila se moveria para a primeira posição da fila, e, nesse ponto, o gavião líder original já estava de volta voando, na fila, também ajudando a procurar ou seguir a lebre através desse denso e alto mato.


8- Você já observou um Gavião-asa-de-telha selvagem caçando no Texas. Como é a sensação?


Tom e eu ficamos admirados e completamente absorvidos no momento. Eu acho que eu memorizei cada movimento que cada gavião fez. Depois que os gaviões se alimentaram de um coelho que os vimos capturando, um deles trouxe uma perna para outra ave adulta empoleirada abaixo nos arbustos. Achamos que esse gavião deveria estar machucado ou doente porque ele não se juntou à caçada, e porque ele estava empoleirado apenas a meio metro do chão.



9- Nós gostaríamos de saber por que as espécies que mais interesse no seu estudo são: Parabuteo unicinctus, Spizaetus ornatus e Elanoides forficatus?


O Parabuteo unicinctus ganhou meu coração porque esse predador é um reprodutor e caçador cooperativo e a espécie mais excelente para uso na falcoaria. Eu acho que o Gavião-de-penacho é a ave mais bonita do Planeta Terra! Eu pensei que ela seria uma ave melhor pra falcoaria na minha área do que realmente é. Apesar disso, eu ainda não desisti dessa espécie. É uma rapina forte que requer atenção individual (eu estou atualmente estudando alguns comportamentos reprodutivos dessa espécie). Ao mesmo tempo que eu comecei a estudar o Gavião-tesoura (Elanoides forficatus, no inglês Swallow-tailed Kite), muito pouco era sabido dessa espécie e sua população do norte declinou drasticamente à cerca de um século atrás. Eu esperava encontrar o por que das subespécies do norte não se recuperaram para o tamanho da população anterior. Eu também era/sou interessada nela porque é também uma ave de rapina social que normalmente caça em grupos, mas o quanto a cooperação está envolvida em sua caça social é uma pergunta que ainda estou tentando responder.


Recaptura de um Gavião-tesoura de 7 anos que foi anilhado quando ninhego

10- Já observou alguma forma de treinamento antiga usada por falcoeiros que hoje você considera “errado” ou que pode causar um comportamento negativo de um Gavião-asa-de-telha?


Existem dois principais erros que falcoeiros normalmente cometem em asas-de-telha criados em cativeiro:

O Gavião-asa-de-telha criado em cativeiro normalmente aprende rápido. Se o falcoeiro treinar excessivamente a ave, isso pode resultar em problemas como apertar a luva e se tornar preso ao punho. Monitore o progresso do gavião rigorosamente, permita que o treino progrida o mais rápido o possível, e cace com o gavião o mais cedo o possível. Muitos problemas de comportamento iniciais podem ser resolvidos pela caça. Mude o que você está fazendo na primeira vez que o gavião agarrar a luva. Pare de recompensar o gavião na luva, mude pra uma luva diferente, use o poleiro em T ao invés da luva, etc.


11- Você tem alguma dica importante que você gostaria de dizer para os falcoeiros brasileiros que voam Parabuteos?


Sim, eu tenho três. A primeira dica pode ser aplicada para todas as aves de rapina na falcoaria, mas especialmente para Gaviões-asa-de-telha: trate cada gavião como um individuo e esteja ciente de suas necessidades, forças e medos, etc. E... esse gavião inteligente pode facilmente ser mais esperto que o falcoeiro que não está prestando atenção à ave.

O segundo é: se você está planejando a caçar com um Harris ou mais da sua espécie, é melhor ter um gavião criado por seus pais e mantido com eles por pelo menos 15 a 20 semanas, que é mantido perto, treinado e caça com outro asa-de-telha. Em outras palavras, mantenha um grau de socialização em TODOS os momentos. No entanto, quando os gaviões estão no peso reduzido para treinamento e caça, eles não podem alcançar um ao outro quando eles não estão caçando (ou seja, não estando soltas em um recinto).

A terceira é que Gaviões-asa-de-telha reproduzidos em cativeiro tendem a voar de volta pra você no peso mais alto do que o peso ideal de caça; Falcoeiros que não treinaram Gaviões-asa-de-telha reproduzidos em cativeiro antes geralmente são enganados por isso. Se o gavião está continuamente perseguindo o coelho (ou presa) mas não se batendo (mergulhando) contra a folhagem, e se aparenta a perseguir até uma distância e não com a velocidade suficiente para alcançar o coelho, seu peso está muito alto. A ave pode voltar rápido pra luva quando chamada, mas não está caçando como deveria.



12- Quais são as melhores presas para o Gavião-asa-de-telha?

Estou assumindo que você quer dizer na falcoaria. Na falcoaria dos E.U.A., coelhos e lebres são as presas mais frequentemente caçadas com o Harris. Isso é 95% o que eu e o Tom caçamos com o Parabuteo. O Gavião-asa-de-telha é possivelmente a melhor espécie para caçar coelhos e lebres em locais mais quentes como o nosso. Eu falo da temperatura porque a espécie é bem adaptada para lidar com o calor, mas é sensível ao clima frio e suscetível ao congelamento. Os machos também são muito bons em caçar aves, incluindo as codornas.


Para comprar o livro: http://www.harrishawkrevolution.com/


13- Qual é o importante papel na cooperação entre você e seu marido?


Essa é uma pergunta engraçada! Existe alguma divisão de trabalhos em nossa casa: nós dois fazemos tudo, mas o Tom faz a maior parte do cuidado e reprodução e eu faço mais a manutenção dos registros e trato das licenças. Provavelmente o que é mais importante é que consultamos um ao outro sobre tudo. Por exemplo, quando vemos um problema, ou estamos decidindo se trocamos um par de reprodutores, ou um de nós está enfrentando mudanças no peso de uma ave caçando, etc., nós perguntamos a opinião do outro.


Jennifer e Tom

14- Como você se sentiu sobre os importantes elogios que você recebeu sobre o seu livro “Harris Hawk Revolution”? Você esperava tamanho sucesso?


O livro é o trabalho das nossas vidas e o conhecimento sobre a falcoaria. Nós nos sentimos obrigados pelo dever de escrever já que tinhamos muito mais experiência que a maioria dos falcoeiros e criadores. Qualquer momento que alguém aprende e se beneficia da nossa experiência, é um sonho se tornando realidade. Os comentários tem sido mais que generosos, e o fato que eles são escritos por pessoas que nós admiramos fazem com que eles todos signifiquem mais pra nós. O sucesso do livro foi maior do que nós poderíamos esperar!



15- Por que você decidiu ser um criador diferente, que seleciona (através da caça ativa com as matrizes) a linhagem das suas aves?

Nós treinamos e caçamos com muitos Gaviões-asa-de-telha individuais e descobrimos que eles diferiam tremendamente. Apesar da educação, alojamento, treinamento e oportunidades de caça serem similares, alguns gaviões era muito melhores na falcoaria e pegaram muito mais presas que outros. Nós observamos muitas diferenças físicas e comportamentais: uns eram mais mansos, outros eram consideravelmente mais rápidos, alguns eram famintos além da realidade, e poucos tinham uma visão excepcional. Os tipos dos corpos também eram diferentes: alguns Harris eram grandes e esguios, outros eram atarracados e mais compactos. Foi bem fácil de concluir que muitos desses traços são geneticamente baseados e hereditários, o que significou que os traços desejáveis para a falcoaria poderiam ser selecionados e os indesejáveis poderiam ser selecionados para serem evitados. Uma vez que você caçou com um gavião excepcional, você vai querer muito outro como ele. Você simplesmente não cansa de um gavião como esse! A vida é curta, então por que não caçar com os melhores, mais focados e mais atlético possível? A forma mais rapida de encontrar aquele tipo de gavião é através da reprodução selecionada.


Começando a fazer o ninho

16- Nós gostaríamos que você avaliasse um vídeo que nós fizemos e dizer o que você acha!

Esse é um vídeo divertido, e eu gostaria de levar meus gaviões pra esse local! Eu imagino que tipo de roedores vocês estão caçando? E vocês precisam se preocupar com mordidas? A caça parece um pouco caótica, por exemplo quando um gavião de um falcoeiro amotoa-se no roedor quando um gavião já pegou a presa, mas nós certamente já estivemos em circunstâncias como esta. Eu gostei bastante do video, e acho que ele poderia ser melhorado para uma audiência internacional se você colocasse um pouco mais de informação sobre a presa, aonde está caçando, etc. Um pouco de interpretação ajudaria (porém eu posso ter perdido um pouco da escrita no fim, ela passou muito rápido pra mim).


17- Muitas pessoas acham que o Gavião-asa-de-telha é uma ótima ave para iniciantes, porque ele aceita bem alguns erros no começo do treinamento. Conhecendo a inteligência do Harris, você concorda de que é uma boa ave para iniciantes?


Isso depende do iniciante. Muitas pessoas do E.U.A. que são iniciantes na falcoaria tendem a baixar o peso do gavião muito rápido e reduzem demais. Essa é a receita para o desastre com um gavião reproduzido em cativeiro. Iniciantes geralmente colocam o carro na frente dos bois, significando que eles tem o gavião, mas não encontram bons locais para caçar. Então eles continuam a treinar o gavião (treinar em excesso) em vez de leva-lo para caçar. Quando eles finalmente levam a ave para o campo, eles não dão muitos lances. Um gavião jovem não se desenvolve bem sob essas circunstâncias. A 3 parte da minha resposta da questão 11 também se aplica em relação ao controle de peso.


18- Os falcoeiros brasileiros podem se registrar no projeto Baywing? Qual é a importância desse projeto?

O bando de dados Baywing (Baywing Database), o Harris’s Hawk Pedigree e o Registro de Performance de Caça (Hunting Performance Registry) é aberto para todos e é de graça. Nós esperamos que os falcoeiros e criadores pelo mundo inteiro que caça e reproduz Gaviões-asa-de-telha submitam dados de seus gaviões. Os asa-de-telha do Brasil são anilhados ou micro-chipados? Eu pergunto porque isso ajuda ao registrar os dados. Se as aves não são anilhadas, os clubes devem querer considerar organizar o anilhamento ou fazer algum tipo de programa. Tom e eu pensamos que Harris selecionados, baseados na performance, reproduzidos em cativeiro estão trazendo nobreza para a falcoaria. Por exemplo, alguns gaviões descendentes da nossa linhagem sanguínea tem levado Roe Deer na República Tcheca para os encontros. O aspecto do pedigree do Banco de Dados Baywing é muito importante porque QUALQUER criador que reproduz aves de rapina em cativeiro está praticando algum nível de reprodução selecionada, querendo ele/ela ou não. O fato que esses animais estão aceitando o cativeiro o suficiente para s reproduzir no nível de seleção. Se os animais vão ser reproduzidos por seleção, isso deveria ser feito com objetivos em mente. O objetivo lógico para a falcoaria é selecionar os traços que são relacionados a performance na caça. Isso é porque a performance de caça de cada ave pode ser também importante para selecionar os futuros reprodutores. A ultima coisa que um criador deveria fazer é parear dois gaviões que não funcionaram bem na falcoaria e reproduzir eles. Contudo, issoé o que muitaspessoasfazem. O Banco de Dados Baywing também tem ajudado criadores a descobrir que eles, sem saber, estavam reproduzindo irmão com irmã ou tio com sobrinha. A reprodução de animais relacionados deveria apenas ser usado como uma ferramenta para tentar passar traços desejáveis, invés de serem um acidente. Um Gavião-asa-de-telha reprodutor que conhecemos descobriu uma mutação deletéria em seu projeto de reprodução e usou o Bando de Dados Baywing para localizar herança e mudar os casais para evitar isso. Em 29 de Agosto de 2005, nós perdemos quase tudo (casa, caminhões, barcos, animais) para o Furacão Katrina. Felizmente, para nós, Toby Bradshaw tinha quase tudo dos nossos registros da reprodução dos nossos Harris guardados em segurança no Banco de Dados Baywing. É um jeito dos criadores protegerem seus registros e seu legado de enchentes, fogo e até perda de memória. O Banco de Dados Baywing (Baywing Database) também tem ajudado a localizer a história do Harris na falcoaria e a reprodução em cativeiro. Nós imploramos que o falcoeiros brasileiros que façam seus gaviões fazerem parte da história!

Os links para o Baywing Database são:

http://www.coulsonharrishawks.com/baywing-database.php http://www.coulsonharrishawks.com/baywing-db-data-entry.php


Se existir qualquer coisa que eu possa fazer pra ajudar a falcoaria no Brasil, eu adoraria ajudar. Nós estariamos felizes em conseguir cartas de suporte de falcoeiros dos E.U.A., clubes de falcoaria, e organizações nacionais. Nós adorariamos providenciar qualquer conselho quando necessário.


FOTOS E VÍDEO:




Site: http://www.coulsonharrishawks.com/

Link dos artigos e publicações de Jennifer: https://www.researchgate.net/profile/Jennifer_O_Coulson/publications


Recent Posts
bottom of page