Visita à sede da SOS Falconiformes
A visita à sede da SOS Falconiformes foi realizada no inicio de 2015, a intenção era somente satisfazer uma questão pessoal de ver ao vivo e em todas as suas cores o famoso Spizaetus ornatus. No segundo momento, Dorival Lima deu a sugestão de que fizesse um resumo do que vivi. A ideia foi interessante uma vez que o Gavião-de- Penacho (S. ornatus) é uma ave mito, uma ave que muitos amantes de aves de rapina desejam ver, que os fotógrafosdesejam clicar e que os Falcoeiros desejam saber mais a respeito da experiência de voa-las.
Ao chegar a sede fui direto para a área onde se encontra os viveiros das aves. Os viveiros muito bem distribuídos se encontram dentro de um amplo galpão, são quase 30 viveiros. Todos possuem uma abertura no teto vedadas por uma tela e uma parte coberta, poleiros são dispostos tanto na área aberta quanto na fechada e na parede que dá acesso ao corredor existe somente uma janela pequena de vidro, uma porta, uma pequena abertura na parte de cima e uma abertura abaixo da janela para alimentação das aves, os viveiros são como os viveiros de muda descritos no livro La Leyenda del Águila de Harris (Pareja Obregon, pag. 17), mas acho pertinente lembrar que cada recinto tem sua particularidade de acordo com a espécie que está locada nele no momento.
Fig 01 - Viveiro de muda (La leyenda del Águila de Harris)
No primeiro recinto visualizei uma grande Harpia (Harpya harpia), sim, as Harpias são grandes, mas essa é a maior Harpia de todas que já vi. (Fig. 02). Ok, vi no máximo 10 Harpias até hoje, mas essa; era enorme.
As Harpias são categorizadas pela ICMbio (2008) como quase ameaçadas de extinção, o que significa que está próxima de ser colocada nas categorias de ameaçadas num futuro próximo.
Fig 02 - Viveiro de muda (La leyenda del Águila de Harris)
O segundo recinto tinha um juvenil de Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) em processo de reabilitação (Fig.03), a SOS Falconiformes possui um projeto em todo o estado de Minas Gerais denominado “Projeto Águia-Cinzenta” esta águia é uma das maiores aves de rapina do Brasil e também uma das mais raras (Willian Menq, 2010) o projeto da SOS visa recolher dados inéditos a respeito desta ave e também a Educação Ambiental nos municípios de ocorrência.
A Água- cinzenta se encontra na lista vermelha da ICMbio (2008) como vulnerável (VU), isto significa considerada como estando a sofrer um risco elevado de extinção na natureza.
Fig 03. Juvenil de Águia-cinzenta (Urubitinga coronata)
Seguindo a ordem dos recintos fiquei boquiaberta (Fig. 04) quando olhei o próximo e lá estava ao vivo e em todas as suas cores (marron, branco, preto, amarelo) e seu famoso penacho um macho jovem da espécie S. ornatus, o animal estava no poleiro mais alto do recinto.
Fig. 04 e 05 – Recinto do S. ornatus – Como me senti? Assim, pequena.
O S. ornatus é uma aguia florestal de médio porte, e suas características e cores marcantes surgem após consecutivas mudas (trocas de penas), este macho em questão esta terminando uma de suas mudas.
No recinto seguinte havia uma fêmea da mesma espécie, também jovem, com seu penacho exuberante e seu tamanho imponente, não sou uma expert em aves e principalmente em aves raras como é o caso dos ornatus, mas posso dizer que pessoalmente o animal superou todas as expectativas.
A SOS Falconiformes utiliza técnicas de falcoaria para reabilitar aves e preparar matrizes para reprodução (reprodução essa para conservação de espécies). Projetos de reprodução de aves de rapina em cativeiro tem ajudado a salvar espécies da extinção como o caso do falcão peregrino nos EUA e muitos outros. Junto do Zoológico de São Paulo a SOS conseguiu reproduzir alguns exemplares de S. ornatus.
O ornatus por possuir uma ampla distribuição a nível nacional não se encontra em perigo em todo o Brasil, mas a nível regional devido a redução de seu habitat por supressões de áreas florestais através do desmatamento, queimadas, caça indiscriminada e outras esta espécie encontra-se em algumas regiões em perigo de extinção. Em Minas Gerais por exemplo, estado onde fica a sede da SOS Falconiformes o S. ornatus encontra-se em perigo.
O S. ornatus não está na lista da fauna brasileira ameaçadas de extinção (ICMbio), mas é uma das espécies de interesse especial, pois não se tem muitos dados sobre esta espécie.
O trabalho da SOS Falconiformes é de suma importância para a biodiversidade de aves de rapina brasileiras, uma vez que eles trabalham diretamente com vários rapinantes de rara visualização e que são listados pela ICMbio (2008) a nível nacional; e em alguns estados a nível regional como: provavelmente em extinção, extinto e criticamente em perigo. As vezes estes dados podem ser errôneos uma vez que simplesmente não existem muitos estudos a respeito de hábitos migratórios e habitats de algumas dessas aves.
Não se questionem porque são 30 recintos e falei somente de três espécies, todos os recintos estão ocupado com aves de importante interesse para estudo e são várias as espécies em reabilitação, um dia quem sabe abordarei a respeito das outras espécies vistas, neste momento viemos falar sobre o S. ornatus.
Fig. 06 e 07 – Dois exemplares de Spizaetus Ornatus da S.O.S Falconiformes
Agradecimento
Ao Srs. Carlos Eduardo A. Carvalho, Bruno Pimenta, que proporcionaram de poder desfrutar por minutos da grandiosidade e beleza dessas aves de rapina.
A SOS Falconiformes por me permitir ver o trabalho desempenhado com tamanha destreza para que as aves sejam reabilitadas e retornem a seus habitats em sua plena forma física e psicológica.
CURIOSIDADE:
Marisol Pacchiano falcoeira e artista Méxicana solicitou a Alessandra uma das fotos tiradas na SOS para pintar um quadro, veja abaixo o resultado. (passe o slideshow)
REFERENCIAS
- MENQ, W. (Ano da publicação) Portal Aves de Rapina Brasil - [Gavião de penacho] Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/ > Acesso em: 14 de Janeiro de 2015
- Zorzin, G., C.E.A. Carvalho, E.PM. Carvalho Filho & M. Canuto. 2006 Novos registros de
Falconiformes raros e ameaçados para o estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de
Ornitologia 14 (4): 417-421.
- MENQ, W. (Ano da publicação) Portal Aves de Rapina Brasil - [Aguia Cinzenta] Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/ > Acesso em: 14 de Janeiro de 2015
- Plano de ação nacional para a conservação de aves de rapina / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Coordenação-Geral de Espécies Ameaçadas. – Brasília: ICMBio, 2008. 136 p., (Série Espécies Ameaçadas, 5)
ESTE TEXTO É PARTE INTEGRANTE DO BOLETIM nº 01 DA ASSOCIAÇÃO NORDESTE DE FALCOARIA (ANF) ACESSE: www.anfalcoaria.org