top of page

Sistema de telemetria por GPS da Marshall, um novo passo na evolução da falcoaria

Durante o 3 º Encontro Internacional de Falcoaria e 1ª Reunião Latino americana da IAF, a empresa de telemetria Marshall demonstrou o seu novo modelo de telemetria por GPS com software para Ipad. Eu fiquei ao lado do representante da Marshall, ajudando a traduzir para o português e espanhol o que ele dizia às pessoas que estavam perto, e ainda tive a oportunidade de ficar com o i-pad por um tempo e acompanhar o voo das aves pela tela.


O transmissor foi colocado em um peregrino e em uma águia chilena, e foi possível acompanhar o voo das aves pelo software que faz parte do GPS, e que é baixado gratuitamente pela loja da apple (apple store).


Kátia com o Ipad rodando o aplicativo do GPS da Marshall

Como sou pós-graduada em tecnologia fiquei muito interessada nas funcionalidades deste software e posso dizer com segurança que ele é incrível. É possível ver no mapa todo o caminho que a ave percorre, acompanhando segundo a segundo o seu trajeto que vai formando um traço azul no mapa, e enquanto isso observar a sua velocidade, altitude, entre outros dados, tanto do trajeto completo até o momento quando naquele instante. Quando o peregrino iniciou a sua descida imediatamente meus olhos se voltaram à tela e foi incrível ver a velocidade que ele atingiu (por volta dos 200 km/h).

Ao terminar o voo assim que o representante da Marshall percebeu que a ave tinha pousado ele salvou o voo em um arquivo e então é possível dar um replay e rever todo o trajeto em velocidade normal ou acelerado. Ainda é possível exportar para outros programas como o Google Earth e Excel, compartilhar por e-mail, enfim, são inúmeras funcionalidades que elevam à falcoaria a um novo patamar.

Utilizar o programa é muito fácil, difícil é desgrudar os olhos da tela, já que você fica deslumbrado em poder acompanhar a ave com tantas informações preciosas que permitirão uma análise detalhada do seu desempenho. Seja para a utilização do falcoeiro com sua ave, nos trabalhos de controle de fauna ou em projetos de pesquisa, esta nova ferramenta não apenas facilita a localização da ave como dá mais segurança ao falcoeiro para até mesmo permitir voos mais longos, sem tanto medo de perdê-la.

Acompanhando o voo do peregrino no tablet

A campanha de divulgação deste sistema de telemetria por GPS homenageia a nós, mulheres falcoeiras, nos mostrando no final da evolução da espécie e da telemetria.


Agradecemos à Marshall pelo reconhecimento do papel que as mulheres têm desempenhado na Falcoaria, e pela constatação de que cada vez mais estaremos presentes no campo voando nossas aves, e com certeza utilizando esta ferramenta para termos mais segurança e tranquilidade!





Sucesso à Marshall e bons voos a todos!



Perguntas e Respostas

Algumas perguntas feitas por mim ao representante da Marshall, respondendo às dúvidas de vários falcoeiros presentes na demonstração:

  • O aparelho já está disponível para venda?

R. Ainda não, mas em poucos meses ele poderá ser comprado.


  • A Marshall tem a intenção de disponibilizar uma bateria com maior duração?

R. Já estamos trabalhando em baterias com uma duração maior, em breve daremos mais notícias sobre isso.


  • Vocês já consideraram o uso de bateria solar no transmissor?

R. É uma possibilidade, porém não estamos trabalhando nisso no momento.


  • Uma bateria recarregável poderá ser lançada?

R. A bateria do aparelho é recarregável, porém a do transmissor não é porque a cada recarga ela perderia um pouco da sua capacidade de armazenamento e, portanto seria impossível determinar quanto tempo a bateria duraria, e por isso não utilizamos baterias recarregáveis nos transmissores.


  • O software é disponível apenas para IPAD?

R. Por enquanto ele esta disponível apenas para , mas em breve será lançado também para o sistema .


  • O software funciona no Iphone?

R. Sim, a partir do 5S ele já é compatível, porém não é recomendável o seu uso no porque pelo tamanho reduzido da tela não será possível acompanhar bem o trajeto da ave.


  • É possível usar este equipamento em outros animais, para projetos de pesquisa na área de reintrodução de fauna?

R. Sim, alterando o intervalo da localização a bateria do modelo atual do transmissor pode durar muito mais tempo e, portanto o transmissor pode ser utilizado para rastrear um animal solto em reintrodução.


  • É possível ver o trajeto da ave em 3D?

R. No futuro será possível pelo software ter acesso às imagens em 3D, por enquanto você pode exportar o arquivo salvo para o Google Earth e assim ver o arquivo em 3D.


Kátia Boroni

Recent Posts
bottom of page