top of page

Controle de Fauna com técnicas de Falcoaria - PARTE I

O Controle de fauna nos Portos e Galpões de grãos tem inicio com o levantamento populacional da espécie problema que em alguns casos chegam a ser de mais de 5.000 aves¹, no Brasil a espécie que se prolifera com maior quantidade nesses locais são os pombos (Columba Lívia).


Os pombos são os principais transmissores da criptococose, uma doença infecciosa e causada por um fungo chamado Cryptococcus neoformans, o sintoma mais grave provocado por essa doença é a meningite.


A imensa oferta de alimento despejados nas vias portuárias durante a movimentação dos caminhões e os abrigos feitos pelo homem com a construção de estruturas contribui para a proliferação de pombos nos Portos e Galpões de grãos.


Não havendo predadores naturais para os mesmos e com as condições favoráveis (alimento, água e pousadeiro) a taxa de reprodução e extremamente alta.

Sabemos ainda que quando se trabalha com capturas de aves e principalmente pombos temos um agravante, por possuírem asas conseguem se deslocar rapidamente de um local para o outro.


Muitas das vezes ao se realizar um Controle de Pombos deparamos com a seguinte questão, são todos residentes ou alguns estão só de passagem para fazer uma boquinha?


As leis Brasileiras prevêem que a eliminação direta de indivíduos deve ser efetuada somente quando tiverem sido esgotadas todas as medidas de manejo cabíveis e o uso de venenos e outros compostos químicos utilizados no manejo ambiental e controle de fauna devem ter registro específico

junto aos órgãos competentes. (IN 141 – IBAMA)


Para todo tipo de Controle ambiental deve-se solicitar licença no órgão competente.


Uma alternativa ambientalmente e biologicamente correta é o uso da Falcoaria aliada a outras técnicas mais brandas para o afugentamento e captura de pombos. Estas alternativas tem se mostrado bastante efetiva e é importante por apresentar resultados em curto espaço de tempo através de um conjunto integrado de ações.



Com a Falcoaria os pombos que não são capturados de imediato se sentem ameaçados e deixam de utilizar o local para nidificação, pois percebem que há um predador em potencial caçando no local.


No Brasil, o Porto de Maceió – AL utiliza a Falcoaria como técnica de afugentamento e captura de pombos o que reduziu drasticamente a população das aves na área e o controle por ser continuo mantém a população estabilizada². (Falcontrol S.A)


O Controle tem que ser continuo, novos pombos nunca deixam de chegar ao local desavisados dos perigos (gaviões e falcões). Observamos que nos horários que denominamos de frenezi alimentar os pombos residentes não somam nem a metade dos que são vistos, já houve diversos casos de captura de pombos anilhados e ou marcados por nós como sendo de outras áreas (marcação feita normalmente com tinta nas asas). O fato é: Não deixar com que novos indivíduos se instalem no local e capturar os que vem se alimentar esporadicamente

Dentre as vantagens da utilização de técnicas de Falcoaria podemos citar: a não utilização de venenos e agrotóxicos que danificaria os grãos, método ambientalmente correto, provoca resultados imediatos pois desestabiliza a população que nidifica no local.

* Agradecimentos: ¹/²Dorival Lima e corpo multidisciplinar Falcontrol S.A

* A Falcontrol é uma empresa licenciada para realização de captura de pombos.

* Os animais capturados são enviados para o órgão ambiental competente.

FIGURAS e FOTOS:

1 - www.bmolchem.wisc.edu/.../images/figure1.jpg

2 - Realizando troca com F. femoralis (arquivo pessoal)

3 - Primeiro dia no Controle (arquivo Falcontrol S.A)

4 -Realizando troca com P. unicinctus (noturna) (arquivo Falcontrol S.A)

5 - Voo Sakura (arquivo pessoal)

Consultados: www.jornaldepneumologia.com.br/detalhe_artigo.asp?id=13 www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm www.anfalcoaria.org

www.falcontrolsa.com.br

Recent Posts
bottom of page