top of page

JOVET 2017   por Teca Mello

JOVET XVIII – de 25 a 29 de setembro aconteceu a Jornada acadêmica da Medicina Veterinária, na FMU – SP.
Módulos por horário

Módulos por horário

Modulo de silvestres

Modulo de silvestres

Organizada pelo Centro Acadêmico BODE LÔKO IX de Setembro, pelos alunos e docentes, com diversos módulos abrangendo diversos assuntos de interesse na Medicina Veterinária. Com módulos de manhã, tarde e noite.

Esse ano o módulo de Silvestres foi coordenado pela discente Teca Mello, aluna do 8º semestre, vice-presidente do GEAS Unifmu e membra do Falcoeiras BR, ANF e ABFPAR, ela contou com a ajuda de duas outras alunas como secretárias Wendy Prado e Letícia Ultramari e da professora como coordenadora docente Cynthia Carpigiani. E aconteceu no período da manhã das 08h00min às 12h00min com coffee break às 09h45min até 10h15min.

​

Procurando fazer um equilíbrio entre os temas das palestras, abrangemos palestras sobre aves, sobre mamíferos, sobre repteis, sobre clínica, manejo de fauna e casos clínicos sem repetir temas de outros anos anteriores e principalmente procurando atingir a pesquisa de temas que foi realizada antes da JOVET com os alunos. Buscamos trazer palestrantes renomados e com reconhecimento inclusive internacional para dividir suas experiências e conhecimentos aos alunos ouvintes.

​

Sobre aves de rapina na JOVET XVIII:

​

Na segunda feira, após o coffee break, o Biólogo e Falcoeiro Gustavo Trainini do Criadouro Hayabusa, iniciou com o tema: “Criadouro Hayabusa: A importância do Criadouro Comercial para a Preservação das Aves de Rapina”, em sua palestra ele contou sobre seu dia a dia no criadouro, sobre o manejo das aves, sua reprodução, as espécies que atua, um pouco sobre seu trabalho que foi desenvolvido em Fernando de Noronha, a sua importante ação no caso dos Ovos de Peregrino que foram apreendidos em 2015 e com seus cuidados duas aves nasceram e puderam ser repatriadas ao Chile. Contamos com a presença do Falcoeiro e Desenhista Fredy Pallinger que abrilhantou a palestra com suas contribuições ao falar de suas experiências com aves de rapina, seu manejo e reprodução.

​

​

Na terça feira logo no primeiro horário a Gestora Ambiental e Falcoeira Alessandra Oliveto falou sobre o tema: “Falcoaria Real: Do treinamento à caça”. Em sua palestra Alessandra contou sobre o histórico da Falcoaria Mundial, desde seu início até os dias atuais, sobre como ela começou no Brasil, sobre as associações existentes, sobre o que é a Falcoaria e como ela pode ser utilizada, sobre a legislação aqui no Brasil, os equipamentos utilizados, as técnicas, inclusive levou alguns materiais como luvas, lure, colete entre outros para serem passados aos alunos para visualização, e nos brindou com uma demonstração de como se fazia lure fly, ela falou sobre suas viagens fora e dentro do Brasil e suas experiências, sobre a criação desse grupo o Falcoeiras BR, sua atuação inclusive internacional na Falcoaria.

Ainda na terça feira no segundo horário, após o coffee break a Médica Veterinária Melissa Alves palestrou sobre o “Manejo de Fauna no CETAS”, e citou alguns casos de rapinantes, além dos outros de mamíferos e repteis.

Na quarta feira após o coffee break, Alessandra Oliveto palestrou sobre: “Técnicas de Falcoaria para controle de fauna e reabilitação de aves de rapina”, dando continuidade ao que houve no dia anterior, ela mostrou inclusive vídeos de como são as atividade de controle de Fauna com Falcoaria, falou sobre o Hospital dos Falcões que existe no Oriente Médio, sobre casos de reabilitação onde a ave tem suas penas das asas cortadas e como é feito o imping para recuperar essas aves, falou sobre a importância do imprint e como deve se evitar quando se vai fazer a reabilitação para posterior soltura, mostrou diversos casos de sucesso de reabilitação tanto de filhotes quanto de animais adultos que foram feridos e ajudados ou por ela ou pela equipe que trabalha junto a ela, ou por membros das associações que disponibilizaram esse material para ser apresentado na semana acadêmica, mostrou como as técnicas de falcoaria são importantes para se fazer a reabilitação dessas aves de rapina. Essas palestras trouxeram muitas informações novas aos alunos.

​

Na quinta feira o Médico Veterinário Thiago Salvador, falou sobre “Particularidades no Atendimento de Silvestres” e entre os casos clínicos da sua palestra, citou alguns de aves e suas particularidades.

Eu, Teca Mello venho agradecer a todos os alunos que compareceram, aos palestrantes que abriram mão do seu tempo para virem dividir seus conhecimentos conosco, a toda Equipe da XVIII JOVET formada por alunos, professores e Centro Acadêmico Bode Lôko, especialmente a presidente Giuliana Rondon, a vice-presidente Camila, a diretora do científico Letícia Nosdeo, a secretária Flávia Gazzano e demais membros, me orgulho de ser parte do científico do BODE e poder ajudar mais uma vez. Gratidão à professora Cynthia Carpigiani, as minhas secretárias Wendy e Letícia, vocês me ajudaram muito nessa semana <3 meu carinho e sincero obrigada <3

Equipe JOVET Diurno e Vespertino
Equipe Jovet noturna
Teca e Alessandra
Assistindo palestra
Momento descontração

Agradeço especialmente a Alessandra Oliveto que me fez ser parte do Falcoeiras BR com um convite especial logo após sua formação, por ter vindo para SP dividir sua experiência e conhecimento nessa JOVET. Ohana <3 namaste

bottom of page