A feminine look by the keen eyes of the birds of prey. (A.O)
Curso no Pró Corujas por Teca Mello
17/08/2016
O Pró Corujas é uma Associação Nacional para Pesquisas, Conservação e Preservação de Strigiformes (as corujas).
Seu fundador é o Marc Petroff que é realmente e intensamente, um apaixonado por Corujas.
Novamente a convite do Falcoeiras BR (Alessandra Oliveto) segue mais um texto, desta vez vou relatar sobre o Curso de “Ecologia de Strigiformes” de 50 horas que fiz no Pró Corujas do dia 31 de julho de 2017 a 06 de agosto de 2017 ministrado pelo presidente da ONG e Biólogo Professor Msc Marc Petroff.
Já tinha ouvido falar do Pró Corujas no grupo das Falcoeiras BR, de alguns dos projetos realizados por eles, inclusive me candidatei na época para ajudar quando fizesse algum avistamento de alguma espécie de coruja, acabei sabendo de um curso que seria dado no Zoológico do Rio, mas devido logística de distância e tempo, optei por não ir nesse e entrei em contato com o Marc para fazer esse de mais tempo.
Após todos os acertos, dia 31/07 me coloquei a caminho, fui recepcionada pelo Marc na Rodoviária de Vassouras – Rio de Janeiro, levada ate a sede do Pro Corujas, que fica um pouco afastada da cidade de vassouras e é cercada de verde, um local lindo e especial, fui apresentada aos membros da equipe que estavam no local, às estagiárias: Gabriela Mendes, Yasmin Balzi, Tatiana Jardim e o colaborador Hudson Lucas.
Bom, vamos falar da ONG Pró Corujas, ela é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2005, para pesquisa científica, atividades sociais, culturais e educacionais. Atualmente estão com alguns projetos em andamento, como o “Rede de Monitoramento dos Strigiformes da Mata Atlântica” que tem como colaboradores o FALCOEIRAS BR e ANF, esses ajudam na coleta de dados das populações em cativeiro e na natureza.
Além desse projeto, eles também realizam o Monitoramento de Fauna Atropelada na Região, esse conta com o apoio da Empresa de Transporte Local: PEDRO ANTONIO.
Outra ação é o Acompanhamento da População de Aves de Rapina da região e suas reproduções, nesse pude ajudar fazendo observações durante os dias que estive na sede e região.
Gabriela, Eu e Yasmin.
Gabriela e a Suindara (Tyto furcata) Susu que se encontra em processo de Reabilitação na ONG
A estagiária Gabriela me informou que já fez um texto para o FALCOEIRAS BR junto com a médica veterinária Karina Pimentel, sobre o trabalho das mulheres dentro do Pró Corujas, também a pedido da Alessandra Oliveto, nossa fundadora.
Durante os dias que fiquei hospedada na Sede, meus dias foram divididos entre o curso Teórico e Prático, acompanhar o dia a dia dos membros com o manejo das aves que estão em processo de reabilitação comportamental para possível soltura, observei separação do alimento, pesagem, alimentação, banhos de sol, pesagem das aves, entre outras atividades, as aves foram fotografadas, mas foi pedido não serem usadas nessa para publicação, apenas às fotos dessa matéria foram autorizadas.
No curso Teórico obtive informações sobre Anatomia, Fisiologia, detalhes de cada órgão dos sentidos e sistemas, particularidades sobre espécies, taxonomia sistemática, comportamentos, impactos ambientais que causam alterações nos hábitos. Obtive informações extremamente importantes sobre os métodos corretos de se fazer contenção física de uma coruja para evitar possíveis lesões, o seu manejo em cativeiro. Um curso muito completo e amplo.
Na parte prática acompanhei o dia a dia de cada membro no manejo das aves provenientes de resgate de fauna, encaminhadas a ONG por Órgãos Governamentais para posterior soltura se for possível. Pude acompanhar a pesagem, avaliação dessas e a maneira correta de contenção evitando lesões e estresse.
Existe 23 espécies de corujas com ocorrência no Brasil.
Minha experiência no local foi bastante proveitosa, a recepção do presidente da ONG, dos demais membros foi muito especial, percebi que é como uma grande família que trata a todos com carinho, respeito e atenção. Aprendi coisas muito importantes para minha futura carreira como médica veterinária e fui convidada a ajudar em um projeto aqui em SP mesmo para fazer levantamento de espécies de corujas na minha região, na Região Metropolitana de SP, espero um dia em breve retornar a Sede para passar mais dias aprendendo e estagiando.
Eu, Marc, Gabriela com a Ratazana, Poke e Tatiana, em momentos de conversa sobre corujas no fim da tarde.
A ONG Pró Corujas abre cursos de tempos em tempos para quem é biólogo, médico veterinário ou estudantes, é só entrar em contato com Marc Petroff no procorujas@yahoo.com.br ele lhes dará maiores informações sobre cursos, datas, etc.
Finalizo esse pequeno texto agradecendo primeiramente a Alessandra Oliveto que pediu esse quando ficou sabendo da minha ida, ao Marc Petroff que me tratou muito bem nos dias que estive na sede sendo um ótimo anfitrião e maravilhoso mestre, me passando tanto conhecimento, as estagiarias Gabriela, Yasmin, Tatiana e ao colaborador Hudson, a recepção de vocês foi muito calorosa e especial, me senti em casa e espero que nossa amizade e parceria permaneça e vocês me considerem da família Pró Corujas como estou me considerando <3 Afofem a Ratazana por mim <3.
Essa é a Ratazana, mascote do Marc e da ONG
Até breve e bons voos a todos...
Teca Mello – Graduanda 8ºsemestre Medicina Veterinária, membra Falcoeiras BR, secretária do Científico do C.A. Bode Lôko, Vice presidente GEAS UNIFMU e apaixonada por aves de rapina.
FALCOEIRAS BR <3 OHANA <3 NAMASTE