top of page

 

 

Aisholpan Nurgaiv

por Alessandra Oliveto

 

 

Com 13 anos de idade Aisholpan Nurgaiv está desbravando novos caminhos em uma tradição de 2.000 anos. Ela é a única menina da Mongólia conhecida por caçar com águia dourada (Golden eagle). Entre as pessoas cazaques da cordilheira Altai, na Mongólia ocidental, caçar com águias douradas tem sido um modo de vida por milhares de anos e meninos tradicionalmente começam a aprender a caçar raposas e lebres com as aves com treze anos de idade. Aisholpan, é filha do célebre caçador Han Gohadok. Agora, Aisholpan e seu pai são tema de um novo documentário, "A Águia Caçadora", que recentemente estreou no Festival de Sundance.

 

Nurgaiv diz que Aisholpan ajuda a atender às suas águias como uma criança muito jovem e mesmo assim ele sempre pode ver seu interesse. Logo, apesar da total falta de precedente para treinar uma filha, ele decidiu fazer de Aisholpan sua aprendiz. As águias são retiradas do ninho ainda filhotes e vivem ao lado de seu falcoeiro/treinador como um membro da família; a águia de Aisholpan, vive na casa da família e permanecerá ao seu lado até que ela (a águia) atinja a maturidade, quando as águias são tradicionalmente soltas de volta na natureza.

 

Com a mudança climática levando a invernos mais severos nas montanhas Altai, no entanto, a tradição está morrendo lentamente. Como seu pastoreio semi-nômade torna-se cada vez mais difícil, muitos dos cazaques estão sendo forçados a se deslocar para as áreas urbanas e agora tem apenas cerca de 250 caçadores (falcoeiros) de águia. O lento declínio da tradição faz a história de Aisholpan mais pungente, como a primeira caçadora cazaquistanesa com águia e pode também ser a última. Mas sua experiência marcante é muito bem retratada no filme de Bell, que agora está à procura de um distribuidor para permitir um lançamento mais amplo.

 

Você pode ler mais sobre Aisholpan e "The Eagle Huntress" emn.pr/1PYm2dt. O Fotógrafo Asher Svidensky também conseguiu uma incrível série de fotos de Asholpan e sua águia que você pode ver emhttp://bit.ly/1gCkbx8

TEXTO ADPATADO: http://migre.me/t2aA8

19/02/2016

bottom of page