top of page

{Resumo} AVALIAÇÃO DE POTENCIAL DE Buteo nitidus PARA ATIVIDADE DE CONTROLE DE FAUNA, AVES, ACCIPITR

INTRODUÇÃO. O Buteo nitidus é um gavião de médio porte que habita bordas das matas, campos, cerrados e florestas. Permanece boa parte do dia empoleirado, em altura variável, procurando presas no solo (Glinski, 1988; Sick, 1997). Também gosta de planar, mas não por muito tempo nem muito alto (Gwynne et al. 2010). O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial do gavião-pedrês para o uso em controle de fauna com técnicas de falcoaria, com a expansão do mercado de criadouros no Brasil vê se a necessidade de avaliação de novas espécies para somar ao mercado de controle de fauna/falcoaria.


METODOLOGIA. A avaliação foi realizada em uma empresa particular onde já possuiu controle de fauna. Foi feita uma descrição básica do histórico da ave de nome Slim e para a coleta de dados foram utilizadas adaptações de vários métodos de treinamento descritos na literatura, são eles: Treinamento de gavião (A Arte da Falcoaria, Primeiro Guia Brasileiro) e também o treinamento de accipters (Aves De Presa De Bajo Vuelo, Michael Mcdermott) . Como o Parabuteo unicintus é a ave mais utilizada para controle de fauna no mundo usamos este como parâmetro. Para somar ao trabalho buscou-se fazer uma entrevista com Falcoeiros de todo mundo que voam está espécie seja na Falcoaria, reabilitação e/ou controle de fauna. Todos os dados foram copilados e descritos através de áudios e vídeos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO. A ave em sua primeira temporada passou pelas mesmas etapas de treinamento realizadas com vários espécimes de Parabuteo unicinctus e na segunda temporada alterou-se o treinamento para o utilizado com um exemplar de Accipter bicolor. Essa padronização do treinamento facilita a mensuração de dados científicos, bem como corrobora com o sucesso da avaliação.

Levou-se em consideração para conclusão deste trabalho o que uma empresa de controle de fauna busca em suas aves de trabalho: a efetividade no lance, instinto de caça, perseguição, voracidade, inteligência, rapidez. Vale ressaltar que foi observado que quando o Falcoeiro ergue seus braços e o “poleiro” fica mais alto ela se sente mais à vontade para realizar a captura.


CONCLUSÃO. A ave não mostrou evolução no treinamento no que diz respeito a respostas e a avidez pela caça ter se mantido inconstantes durante todo o período de treinamento. Assim diante do exposto é possível concluir e concordar que o Buteo nitidus não é uma ave para o controle de fauna por ser uma ave de comportamento diferenciado.



REFERÊNCIAS

GLINSKI, R. & B. Millsap (1987) Status of the Sonora Gray Hawk Buteo nitidus maximus (van Rossem 1930). Albuquerque, New Mexico: Unpublished Report to Office of Endangered Species, U.S. Fish and Wildlife Service.

GWYNNE, J. A.; Ridgely, R. S.; Tudor, G. & Argel, M. (2010) Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado. São Paulo: Ed. Novo Horizonte

Recent Posts
bottom of page