top of page

Lesões e Doenças de Falcões relacionadas à Utilização na Falcoaria

Lembramos que o texto 1 se refere a realidade de manejo dos Emirados Árabes e faz parte do Veterinary Conference, Doha January 2014. E o texto 2 é uma observação que faz parte do livro Harris Hawk Revolution (Jennifer and Tom Coulson). Podemos usa-lo como método preventivo de enfermidades de nossas aves.


As aves de rapina utilizadas para a falcoaria podem sofrer de doenças específicas e lesões relacionadas ao manuseio e de erros na criação e gestão em cativeiro. Os veterinários de aves que tratam esses pacientes podem se beneficiar do conhecimento de como as aves de falcoaria são treinadas, alimentadas e alojadas por falcoeiros. Existem alguns problemas recorrentes (comuns) que os falcoeiros podem enfrentar ao treinar suas aves. Também a comunidade de veterinários, especializada em rapinas está aumentando e os falcoeiros iniciantes podem ser avisados ​​por estes veterinários sobre como evitar ou prevenir os problemas específicos para aves de rapina utilizadas na falcoaria.

Existem problemas específicos relacionados a diferentes espécies de aves de falcoaria. Diferentes problemas ocorrem em falcões, águias ou gaviões. Esses problemas podem ser também específicos se o paciente for selvagem capturado ou cativo, mesmo uma ave imprint. Em aves selvagens, mas também em aves de criadouro, os primeiros problemas podem ser desencadeados por manipulação incorreta e estresse intenso nos primeiros dias quando o treinamento com técnicas de Falcoaria começa.


A aspergilose é o principal problema. Mais tarde, se o alimento for recusado devido à alta condição corporal e alto peso, a desidratação pode causar danos nos rins e gota. Se o processo de domesticação é lento, as aves podem machucar-se enquanto se acostumam com equipamentos de falcoaria como poleiros, jesses, capuzes e outros, machucam – se se mantidas em pisos duros. Lesões específicas como traumas de quilha e asa, estrangulamento de jesses são especificamente vistas durante este período.

Mais tarde, no período de treinamento, os momentos mais críticos são o tempo do primeiro voo e o tempo da primeira caça. A razão é que a condição da ave é a mais baixa neste momento. A fome enfatizada pelo instinto de predação força a ave em voos arriscados que podem levar a fraturas de asas, pernas ou traumas de cabeça se o pássaro cair em cercas e barreiras. Também a eletrocussão de aves cansadas na perseguição ocorre mais freqüentemente durante uma parte do treinamento de falcoaria.

Este período traz também o risco de doenças específicas ligadas à primeira caça ou ao primeiro alimento rico depois de um período de fome e desidratação crônica. Os veterinários que freqüentemente tratam pássaros de falcoaria geralmente chamam esse fenômeno de "Doença da primeira "presa". A causa desse problema é sobrealimentar a sua ave em sua primeira caça. Esta recompensa extra grande se manifesta em comer o alimento total (a presa completa) que não pode ser devidamente digerido por uma ave desidratada. A desidratação pode ser causada por redução de peso quando a privação de alimentos também equivale à privação de água: aves de presas raramente bebem o suficiente para cobrir suas necessidades diárias de água. O problema pode ser ainda maior se a carne da primeira presa também contiver muita gordura. O fígado, o pâncreas e outras glândulas secretoras no sistema digestivo não podem produzir enzimas digestivas suficientes para digerir uma safena completa refeição tão logo após um período de subnutrição e regressão da função do órgão secretor.


A Sour Croup (Candidiase) e, mais tarde a estase da cultura, são os problemas médicos que ocorrem. Alterações posteriores do pH no trato digestivo podem levar a disbacteriose e, no pior dos casos, clostridia enterotoxaemia. Evacuação da cultura, rubor gástrico, terapia de fluido intensivo por i.v. e s.c. administração de fluidos são os procedimentos de emergência. Problemas semelhantes também ocorrem se os falcões são alimentados com alimentos contaminados por toxinas bacterianas. A fonte de contaminação mais comum é a carne descongelada repetidamente, um pintinho de um dia que esfriou lentamente ou com sacolas de gema infectadas onde havia toxinas acumuladas. Os Falcões afetados, logo após a alimentação, manifestam sinais do nervo central e podem ser encontrados paralisados no poleiro.


Problemas respiratórios de aves de falcoaria:

A sinusite é um problema clínico bem conhecido que afeta regularmente aves em cativeiro de diferentes espécies. Em espécies de ave de rapina, esse sintoma é diagnosticado mais comumente em goshawks e sparrow hawks, mas casos em falcões e águias também foram registrados. Em espécies de ave de rapina utilizadas para a caça, o início dos sinais clínicos ocorre cedo, já que o proprietário percebe uma "respiração barulhenta" imediatamente após o voo e o exercício. As aves exóticas geralmente manifestam a descarga dos seios (o liquido) que se encaixam nas penas nas costas dos pássaros. Em 70% dos casos, o sintoma clínico se manifesta apenas após exercício, isso pode ser um voo forçado em um aviario ou quando o chamado teste de estresse é aplicado.

Um teste de estresse para um veterinário aviário é um salto forçado da luva (vertical), enquanto a ave continua com sua leash. Isso força o pássaro a respirar intensamente e a manifestar os sintomas típicos para diferentes diagnósticos. É importante excluir obstrução traqueal, aspergilose ou edema pulmonar causado por toxinas clostridiais, respiração de bico aberta, barulho da área da coana ou enchimento / bombeamento dos seios supra e infraorbitais. Estes casos são os mais fáceis de tratar e um fluxo trans-coana com solução salina 2-3 vezes por semana geralmente desbloqueia o seio e o paciente se recupera. A descarga Trans-coanal pode ser usado em aves acordadas, mas a anestesia com isofurano facilita todo procedimento. A ave é mantida de cabeça para baixo com bico aberto e a solução salina 10-20 cc é lavada através das narinas e coletada da abertura de coana em uma placa de Petri. O material colhido pode ser usado para citologia e para outras decisões se forem adicionados antibióticos ou outros desinfetantes como F10 na próxima solução de lavagem. Estes casos não apresentam alterações significativas nos painéis bioquímicos e hematológicos. Como medida preventiva, é aplicada uma dose única de vitamina A. A aplicação de vitamina A é mais importante em aves de rapina; vemos mais sinusite em aves de rapina que são mantidas com alimentos congelados. O congelamento a longo prazo diminui o teor de vitamina A na carne. Os sintomas da sinusite também são mais freqüentes nas espécies goshawks, sparrowhawks e falcão peregrino, que requerem uma alimentação diária fresca. Em espécies exóticas, o armazenamento a longo prazo de uma dieta puramente comercial também pode desempenhar um papel importante.

Os casos mais graves são manifestados por inchaço extensivo na região periocular. As culturas por swabs de coanas geralmente são positivos em Pseudomonas sp resistente. ou E. coli. Nas aves de rapina alimentadas com pombo ou pintinho, a infecção por Mycoplasma deve ser excluída.

O protocolo de tratamento, exceto o fluxo trans coanal, também requer perfuração sinusal e desbridamento e rubor do conteúdo sinusal. Essa abertura - lida na parte não moldada na região periocular cura muito rápido e precisa ser atualizada durante o rubor regular.

O autor apresenta uma comparação da radiografia de contraste dos seios com as estruturas anatômicas na região rostral dos pássaros e discute as dificuldades cirúrgicas da abordagem para todas as cavidades fechadas. Uma solução nos casos bloqueados mais severos é a endoscopia trans-rostral da cavidade do seio infraorbitário. Este procedimento abre a câmara mais ventral do seio, possibilitando a visualização, bem como a aplicação de antibióticos apropriados.

Os cotonetes de cultura são retirados diretamente do seio infectado e não da abertura de coana com a flora mista da cavidade do bico. A limitação da endoscopia do seio rostral TRSE-Trans pode ser o tamanho da instrumentação e a limitação anatômica de algumas espécies. A aspergilose é o problema respiratório mais temido em aves de falcoaria e leva à privação de aptidão permanente e limita qualquer utilização da ave treinada.

A lesão traqueal, pulmonar e aerosacular pode ser diagnosticada. A endoscopia é considerada como o único procedimento de diagnóstico relevante para identificar a extensão e prognóstico. Esta lesão pode ter diferentes manifestações patoanatômicas específicas caso a caso e até mesmo um endoscopista experiente pode apenas objetivamente indicar o prognóstico apropriado. A lesão traqueal e pulmonar é a causa da dispnéia obstrutiva aguda e grave. Eles podem ser visualizados por traqueoscopia ou por uma abordagem retrocaudal através do ostium a partir do saco de ar torácico caudal, aproximando-se da bifurcação traqueal através da dorzobronquia mais lateral.


Lesões traumáticas de garras e bico: isso é uma lesão muito dolorosa e limitante de desempenho para qualquer ave de falcoaria. Os fatores predisponentes para isso são o comprimento de talão coberto, uma fratura parcial ou uma falange distal rasgada completa que ocorre se a ave atinge a isca ou sua presa com muita força. O tratamento consiste em compressão lateral do dedo do pé, desinfecção da falange distal e aplicação de uma mistura de cianoacrilato em talco ou em tampão de cola epóxi. Após 6 a 8 meses, um novo chifre de talon do corio germinativo irá puxar a tampa para fora. Material semelhante é usado para corrigir um bico quebrado. Dremler elétrico é usado para formar a forma fisiológica do bico. As deformações do bico são freqüentes nos falcões híbridos de Gyr e Gyr mais velhos devido à falta de conteúdo ósseo nos alimentos. As rachaduras do lado lateral do bico são comuns em falcões peregrinos; as montagens de cauda (impings), ​​os sinos e os ímpios podem piorar as rachaduras. O dano traumático ou infeccioso do ceroma pode causar dano permanente ao bico. As garras crescidas podem perfurar a sola dos pés causando artrite séptica ou tendosinovite. Esta lesão é tratável muito mais fácil do que a lesão típica da ave falcoaria, pododermatite ou bumblefoot .


Lesão traumática ou isquemica nos pés: jesses impróprias, estreitas ou finas são a causa mais comum de estrangulamento. Se deixada despercebido, pode resultar em ruptura do tendão extensorial ou amputação total do dígito. Nos gaviões, a jesses de couro fina no osso tarsal é especialmente estressante, rapinantes bicadores podem causar inflamação asséptica e lesão do primeiro osso metatarsal. Anti inflamatório não extensorial (NSAID) local e sistêmico e descanso a longo prazo com fixação de pelota externa pode levar a fibrotização, mas com espessamento permanente do osso do tarso.


Feridas de mordida: por gatos, raposas, esquilos são lesões de caça freqüentes. Uma bandagem de álcool tânico rapidamente reduz o inchaço e na maioria dos casos impede a necessidade de antibióticos as cegas.


Congelamento do pé e pontas das asas: é frequente em espécies de clima mais quentes ou recintos mal construídos. Oferecer banheiras de água em período de congelamento ou a pele ter contato com partes de metal dos guizos ou anilhas também pode ser considerado uma causa dessas lesões


Fraturas: veterinários experientes vêem muitos casos traumáticos de aves de falcoaria; aqui estão algumas fraturas típicas. As mais comuns são as fraturas dos ossos tibiotarsianos transversais, especialmente em espécies de patas longas, como Harris (Parabuteo unicinctus) e goshawks, mas também em águias bonelli (Aquila fasciata) e hawk-eagle (Nisaetus cirrhatus). Estes são freqüentemente vistos em aves jovens, especialmente caçadoras de lebre e coelho, como resultado de torção rotacional. Na águia dourada, ocorre uma fratura ao caçar cervos. Os Falcões depois de atingir cercas e barreiras naturais são apresentados com uma variedade de fraturas dos ossos das asas


Eletrocussão: lesões graves, se não for letal. As aves demonstrarão danos severos nos tecidos moles, especialmente nas pontas da asa e na região metacarpiana e no ponto de saída da corrente, mais freqüentemente no pé. O edema da asa manifesta-se pela perda de penas primárias.


Pododermatite /Bumblefoot: a pododermatite de origem isquêmica que afeta raças grandes de aves, peso pesado, falta de voo e perca dura são a causa desta doença típica de aves de falcoaria. Em todos os aspectos do tratamento sugerido, a prevenção é a melhor solução para o gerenciamento de longo prazo. A introdução de poleiros de barra dupla reduziu consideravelmente a frequência e gravidade dos casos. Depois de todos os procedimentos recomendados para controlar a infecção, o último progresso na reconstrução da almofada de pé é uma aba pedicular vascularizada em combinação com um curativo absorvente de hidrocolóides, juntamente com autolog PRP-tratamento de plasma rico em plaquetas.


1. Malčeková, B., Valenčáková, A., Luptáková, L., Molnár, L., Ravaszová, P., Novotný, F.: First detection and genotyp of Encephalitozoon cuniculi in a new host species, gyrfalcon (Falco rusticolus), Parasitol Res 2011, 108:1479-1482, DOI 10.1007/s00436-010-2202-6 2. Königová, A., Molnár, L., Molnárová, M., Práček, M., Silvanose, C.: Antimalarial therapy and clinical manifestation of Plasmodium relictum infection in Gyr falcons (Falco rusticolus). EMOP XI, European Multicolloquium of Parasitology, Cluj-Napoca, Romania, July 25-29, 2012 3. 3. Komorová, P., Salamantin, R., Hurníková, Z., Hapl, E., Molnár, L., Halán, M.: The parasite fauna of buzzards (Butteo spp.) in the territory of Slovakia – the results of an initial study. Annals of Parasitology, 2013, vol. 59, Supplement 38, ISSN 2299-0631 4. 4.Molnar, L. Treatment of lead Poisoning in Hunting Falcons. Falco-The newsletter of Middle East Falcon Research group. 2004 (24), 16-17. 5. 5.Molnár, L.: Acute cases and critical care of birds. V. Seminar českej asociacce veterinarnich lékařů volne žijicich zvirat a zvirat zoologickych zahrad. Brno, Česká republika, 2004. 6. 6.Molnár, L., Bílek, J., Kožár, M.: Sinusitis in falcons and exotic birds – clinical approach and treatment, str.28-29, Exotic animal conference 2011 - Opthalmology 19-21. maj, 2011, Brno, Česká republika


Parabuteo unicintus

(Harris Hawk Revolution - Jennifer and Tom Coulson)


Estudamos fontes de mortalidade em aves de rapina usadas para falcoaria e para reprodução em cativeiro. Recebemos 592 relatórios de mortalidade para o qual a causa da morte era conhecida.

As fontes de mortalidade de Harri's Hawk também foram tabuladas separadamente para cada estudo e representaram 77,1% da amostra de criação cativa (N = 83) e 50,7% da amostra de falcoaria (N = 509).


As principais 8 fontes de mortalidade para 83 aves de rapina foram: clima catastrófico (26,5%), morto por companheiro (15,7%), morto por animal através da câmara (12%), infestação simulada por mosca (9,6%) , Vírus do Nilo Ocidental (6%), doença virulenta não identificada (6%), morto por um não-companheiro Harris (4,8%) e ligado ao ovo (3,6%).


As dez principais fontes de mortalidade para 509 aves de rapina de falcoaria foram: eletrocussão (12,6%), monóxido de carbono (8,3%), mortas por aves de rapina selvagem enquanto caçavam (6,9%), vírus do Nilo Ocidental (5%) , colidiu com veículo a motor ou trem enquanto caçava (4,9%), candidiase (3,1%), colidiu com objeto estacionário enquanto caçava (2,9%), tiro (2,9%), clima catastrófico (2 , 8%) e morto por pedreira (2,6%).


As aves de rapina que morreram por causas relacionadas à senescência (velhice) foram mal representados em ambos os estudos. Os proprietários raramente apresentaram aves de rapina mais velhas para a necropsia, atribuindo essas mortes à "velhice". Portanto, a verdadeira causa da morte (por exemplo, insuficiência cardíaca) raramente foi determinada.



Até Breve e bons voos!




Recent Posts
bottom of page