top of page

Projeto ResponsAVES

Posse legal de aves de rapina

Para se ter uma ave de rapina, a posse responsável/legal deve ser levada em consideração. É muito bonito ver fotos nas redes sociais de pessoas próximas a suas aves e as tendo como companheiros. Essas fotos são resultados de treinamento e dedicação diária, que exige esforço, horas do dia, cuidados e principalmente estudo.


Sim, as aves de rapina são aves animais extremamente inteligentes e se você não se dedica e estuda ao menos o básico para te-las você terá uma ave que poderá vir a se tornar um “problema”.


Na falta de treinamento e cuidados diários, você poderá ter uma ave estressada, uma ave que compete com você por território, por comida e com problemas físicos e psicológicos. Alguns irreversíveis, podendo vir a causar a morte da ave.


Aves estressadas ou com manejo inadequado se mutilam (arrancam as próprias penas), destroem equipamentos e coisas, agridem seus tutores, é claro, muitas das vezes as “agressões” são sem querer. A ave por possuir garras afiadas e bico pontiagudo pode vir a machucar sem querer, não estamos querendo dizer que toda agressão ou todo comportamento indesejado é falta de manejo correto ou falta de zelo do tutor. Muito pelo contrario quando você estuda sobre aves de rapina e treinamento você sabe como reverter algumas situações e não deixar com que a ave seja o Alfa do território, isso sem afetar o psicológico da ave.


Listaremos alguns erros básicos e também algumas coisas que podem acontecer com quem tem aves de rapina que vemos pela internet:


  • Ave sem treinamento básico – Uma ave sem o mínimo de treinamento e gorda, tende a não responder aos comandos básicos do treinados em casos de fuga. Essas aves não desenvolvem musculatura para viver adequadamente.

  • Aves se alimentando inadequadamente (deficiência nutricional) – É o básico do manejo, saber qual a alimentação adequada a sua ave e o que acarreta a longo ou curto prazo a deficiência alimentar.

  • Aves voando com equipamento de atrelamento – Se sua ave foge ou vai pra longe de você explorar novos locais e está com todo o equipamento de atrelamento e pedir pra ela se enrolar em algo e morrer. Não façam isso, se você tem medo que sua ave voe com equipamento de campo é melhor nem voar a ave.

  • Exposição inadequada e ou excesso de caricias – Muitas aves de rapina não tem o costume no cerne de seu HD a ter companheiros, a maioria são aves solitárias e/ou no máximo possuem um parceiro. Elas não costumam fazer caricias o tempo todo umas nas outras. O toque humano (mãos sujas, mãos oleosas...) pode danificar a oleosidade normal das penas ou causar estresse desnecessário a ave de rapina. O estresse nas aves de rapina pode ser desencadeado por diversos fatores e eles fazem com que as mesma promovam o arrancamento de suas penas.

  • Agressões e ou machucados inesperados – Aves de rapina são dotadas de garras afiadas e bicos fortes e pontiagudos. Podem vir a machucar seu tutor sem querer e às vezes querendo. Se você não promove o manejo correto, sua ave pode vir a te agredir na hora da alimentação (disputando com você), pode te agredir pedindo alimentação, são inúmeros os motivos e os casos. Principalmente se sua ave for imprint.

  • Aves com pododermatite – o excesso de tempo sem se exercitar ou o poleiro errado pode vir a causar sérios problemas nas patas das aves de rapina, conhecido como pododermatite.

  • Erros de manejo – são tantos que não compensa nem listar separadamente. Lembre-se de estudar ou procurar uma associação idônea para ajudá-los.

  • Equipamentos corretos – deve-se fazer a verificação dos equipamentos diariamente para que os mesmos não venham a se romper e ou machucar a ave.

  • Vocalização extrema – Há ainda casos em que o erro de manejo e ou chegada de uma ave muito nova faz com que esta vocalize insistentemente, alguns proprietários por não saber que isso é possível acabam por abandonar ou vender sua ave devido a vocalização incomodar.

Há ainda casos piores em que o ser humano se presta ao papel de não ter nenhuma instrução básica sobre o manejo de aves e ainda as retira da natureza. Atenção! Retirar aves da natureza é crime.


Além de todos os problemas citados acima, existe o problema de a ave ser imprintada¹ da forma errada. Aves que são retiradas da natureza muito filhotes podem não reconhecer sua espécie como parente e provavelmente nunca mais cumprirá seu papel na natureza.


Listamos aqui alguns dos problemas de aves retiradas da natureza, descartando o maior dos problemas ELA TER SIDO RETIRADA ILEGALMENTE DE SEU HABITAT.


Muitas dessas aves chegam para os órgãos ambientais e reabilitadores debilitadas e muitas morrem antes mesmo das avaliações. O motivo principal é: como a pessoa não sabe o que fazer e já fez tudo errado. Ela descarta a ave como se fosse um objeto e achando que está dando uma grande ajuda a entrega aos órgãos ambientais.


  • Aves mantidas em gaiolas – estas aves machucam suas penas das asas e da cauda. Quando chegam para reabilitar perdem-se meses para que essas penas sejam trocadas por processo natural e muitas das vezes essas aves terão que passar pelo imping².

  • Aves se alimentando inadequadamente – essas aves quando entregues já estão com a deficiência aguda, normalmente vêem a óbito.

  • Equipamentos incorretos – o uso de equipamentos adaptados (corda, corrente...) sempre causam lesões nas aves.


Enfim, entre os itens mais importantes para uma posse responsável está o tempo e dedicação. Adquirir informações antes de adquirir a ave, saber quais as necessidades.


Neste texto só colocamos o mínimo do que sabemos que acontece no dia a dia. Para que você cuide de sua ave seja para qual for o motivo pela qual a comprou ou deseja obter, procure agir de forma correta. Entre em contato com as Associações e Clubes, entre em contato com tutores, Falcoeiros, Reabilitadores experientes e idôneos.


Consulte seu intimo e veja se você realmente quer um animal que vive mais de 30 anos em cativeiro, que é muito bonito SIM, que nos traz muitas alegrias SIM, mas que precisa de cuidados e o mínimo de dedicação. E que vai ser dependente de você por anos. - Este texto faz parte da Campanha ResponsAVES – Campanha de Posse legal e responsável de aves de rapina - Procure as palavras com * e aproveite para estudar um pouco sobre treinamento de aves de rapina.


ANIMAIS NÃO SÃO OBJETOS. SE VOCÊ REALMENTE AMA AS AVES DE RAPINA, TENHA UMA POSSE RESPONSÁVEL.


Primeiro vídeo da campanha -

PDF do Texto - https://drive.google.com/file/d/0Bw3l4c4nxhwJUVdGZjZjazd2bWM/view


A Campanha está ganhando novos apoiadores todos os dias, portanto para Apoio e Patronicio é necessario acessar o site da Campanha ou enviar-nos um email: falcoeirasbr@gmail.com

Recent Posts
bottom of page